Sindicato indica ao pessoal do ADM na UTG-CAB não participar de pesquisa sobre compensação do Natal e Ano Novo

A diretoria do Sindipetro-NF tenta negociar com os gestores do terminal de Cabiúnas, desde o ano passado, a compensação das horas do Natal e do Ano Novo, como ficou definido pelos trabalhadores na época, estabelecendo um horário maior durante todo o ano com contrapartida de uma folga por mês.

Os gestores se comprometeram, em 2015, a discutir esta proposta neste ano. O terminal voltou a ser gerido pela Petrobrás, mas a diretoria do sindicato vem insistindo que isso não significa que os compromissos assumidos não sejam cumpridos.

Em reunião com o RH da Gás e Energia, na tarde da última segunda-feira, alegando que não há interesse da empresa em negociar folgas mensais, e diante do impasse com a posição dos trabalhadores reafirmada em assembléia na sexta, 23, a empresa informou que pretende realizar pesquisa para compensar apenas as vinte horas do Natal e do Ano Novo e implantar unilateralmente.

A implantação unilateral por parte da empresa descumpre o ACT vigente, que determina a negociação com o sindicato como ocorreu em outras bases que conquistaram a folga mensal.

Além de descumprir o ACT, a pesquisa da empresa visa atacar a organização dos trabalhadores e descredenciar seu legítimo representante — o sindicato.

A resposta da categoria que indica o sindicato é a recusa de participar da pesquisa, para mostrar à empresa que estamos organizados.

Na mesma reunião, a empresa pediu mais tempo para responder às propostas do sindicato para o retorno de férias e realização dos exames da avaliação anual de saúde nos moldes da NR-7. O RH informou que está submetendo as propostas às novas áreas da empresa criadas após a reestruturação e que uniformizam as práticas da empresa.