NF participa de força tarefa para tentar barrar votação da cessão onerosa no Senado

O Senado pode votar hoje, 7,  o projeto de lei complementar (PLC) 78/2018, que entrega o pré sal de graça às empresas estrangeiras. Esse projeto permite à Petrobrás transferir à terceiros áreas contratadas no regime de cessão onerosa e determina o fim das licitações públicas nas contratações de bens e serviços para explorar e produzir os principais campos da província petrolífera do pré-sal.

A FUP e seus sindicatos enviaram uma força tarefa para Brasília para conversar com Senadores e Deputados  em defesa da Petrobrás e do patrimônio do povo brasileiro. O Coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, está integrando esse grupo.

Projeto original

O projeto é autoria do deputado federal José Carlos Aleluia e foi aprovado sem debates no dia 4 de julho, tendo a Copa do Mundo como pano de fundo. Se passar no Senado, a Petrobras poderá vender 70% dos cinco bilhões de barris, que ela tem direito a explorar na cessão onerosa. “Atualmente a empresa tem utilizado “parcerias” passando o controle e operação de alguns campos para outras empresas” – explicou o Coordenador do Sindipetro-BA, Deyvid Baclear.