Imprensa da FUP – A direção da FUP, representada pelo petroleiro Eneias Zanelato, está participando nesta semana da reunión regional del macro sector energia / mineria / metales básicos, em Bogotá, Colombia. Promovido pela IndustriALL Global Union, o evento conta a presença de cerca de 50 participantes dos três setores de diversos países, principalmente da América Latina e Caribe.
O objetivo é traçar um diagnóstico da conjuntura geo-política dos três setores, discutir desenvolvimento sustentável e transição energética, mapear e analisar a organização sindical e definir um plano de ação frente as ameaças e oportunidades à classe trabalhadora, como por exemplo a indústria 4.0.
É a luta sindical ampliada por meio de redes internacionais para dar respostas às empresas multinacionais que insistem em precarizar as condições de trabalho.
FUP
IndustriALL Global Union representa 50 milhões de trabalhadores em 140 países, dos setores de energia e de manufatura de mineração e é uma força em solidariedade global, levando a luta por melhores condições de trabalho e direitos sindicais em todo o mundo.
Desafia o poder das empresas multinacionais e negocia com eles em um nível global. IndustriALL luta por um outro modelo de globalização e de um novo modelo económico e social que coloca as pessoas em primeiro lugar, com base na democracia e justiça social.
- Construir sindicatos fortes
- Organizar e aumentar a sindicalização
- Luta pelos direitos sindicais
- Luta contra o trabalho precário (incluindo contrato e trabalho agência)
- Construir poder sindical para enfrentar capital global
- Promover a política industrial e sustentabilidade
- Promover a justiça social e globalização
- Garantir igualdade de direitos e participação das mulheres
- Criar locais de trabalho seguros
- Melhorar a democracia e inclusão
Fundada em 19 de junho de 2012, a organização reúne filiais das antigas federações sindicais globais Internacional Federation (FMI), Federação Internacional da Química, Energia, Minas e dos Trabalhadores Metalúrgicos Unions (ICEM) e Internacional de Têxteis vestuário e trabalhadores de couro Federation (ITGLWF).
IndustriALL Global Union representa os trabalhadores em uma ampla gama de setores de extração de petróleo e gás, mineração, geração e distribuição de energia elétrica, para a fabricação de metais e produtos de metal, construção naval, automotivo, aeroespacial, engenharia mecânica, eletrônica, produtos químicos, borracha, celulose e papel, materiais de construção, têxteis, vestuário, couro e calçados e serviços ambientais.