Geplat de P-53 confirma ameaça durante DDS

Durante o DDS (Diálogo Diário de Segurança) de hoje, realizado pela manhã na plataforma, um geplat da P-53, Hildo Ferreira Filho, confirmou a adoção de punição de trabalhadores, com desembarque da unidade, em caso de envolvimento em acidentes. A ameaça está publicada na edição de hoje do boletim sindical Nascente (veja matéria aqui).

A prática, que era prevista pelo sistema de consequencias do GDPSO, foi abolida em 2007, após grande mobilização dos trabalhadores e de compromisso assumido pela Petrobrás no processo de negociação do Acordo Coletivo.

O Sindipetro-NF vai questionar a Petrobrás sobre o comportamento da gerência de P-53. O sindicato quer saber se esta é, de fato, uma orientação da empresa.

“Retornar com esta prática é escancarar a subnotificação. Temos que saber se é isso mesmo o que a empresa quer”, afirma o coordenador geral do NF, José Maria Rangel.

Para o NF, ameaçar os trabalhadores com punição é uma prática que, ao contrário do que tem dito a gerência da unidade, não promove a segurança no trabalho. O cotidiano demonstra que este tipo de atitude só estimula a subnotificação, e gerentes que se comportam deste modo autoritário costumam ser mais preocupados com os índices do que com a segurança real dos trabalhadores.