PLR: Assembleias no NF começam nesta sexta, 20

O Sindipetro-NF convoca os petroleiros a realizar assembleias a partir de hoje, 20, para avaliar o indicativo do Conselho Deliberativo da FUP de aceitação da nova proposta para quitação da PLR 2011 apresentada pela Petrobrás no dia 17 de julho.

Também será colocado em votação o indicativo do Sindipetro-NF de que, caso não haja a definição do regramento das PLRs futuras até o dia 31 de dezembro desse ano, o NF indicará rejeição de qualquer proposta que vier da Companhia de adiantamento da PLR 2012, a ser pago em janeiro de 2013.

Para a diretoria do Sindipetro-NF, a forma como é negociada a PLR anualmente está esgotada, e só o regramento até o final do ano poderá mudar a negociação das próximas PLRs.

Os trabalhadores das Unidades Marítimas devem realizar assembleias do dia 20 ao dia 22 e encaminhar as atas ao sindicato até às 12h de segunda, 23. Nas bases de terra, as assembleias acontecem a partir de segunda, 23 (veja calendário abaixo).

O Conselho Deliberativo da FUP se reuniu na tarde de quarta, 18, no Rio de Janeiro, para avaliar a nova proposta de PLR que foi apresentada pela Petrobrás. O Conselho deliberou, por maioria, pela indicação de aceitação da proposta nas assembleias, para que os trabalhadoresse posicionem.

A nova proposta estende aos trabalhadores o mesmo tratamento que a Petrobrás deu aos acionistas. A empresa eleva em 12% os valores propostos, ao aumentar em R$ 760,00 o piso da PLR e acrescentar uma gratificação de contingente do ACT 2012 no valor de R$ 1.260,00 reais ou 12% de uma remuneração, que será pago integralmente a todos os petroleiros admitidos até adata da proposta.

A maioria dos sindicatos no Conselho Deliberativo da FUP considerou essa proposta um avanço e por isso decidiu indicar sua aceitação, por entender que ela atende à principal reivindicação da categoria, que era a isonomia da PLR em relação aos dividendos dos acionistas. Ou seja, romper a lógica da Petrobrás de elevar a remuneração dos acionistas e reduzir a participação dos trabalhadores no lucro e resultados que eles construíram.

Regramento das PLRs Futuras

Na segunda quinzena de agosto, a FUP irá se reunir com a Petrobrás para dar sequência à negociação da proposta dos trabalhadores para regramento das PLRs futuras.

Calendário de Assembleias

Cabiúnas / Grupo B e ADM – Segunda, 23 – 7h
Cabiúnas / Grupo A – Segunda, 23 – 15h
Cabiúnas / Grupo C – Terça, 24 – 7h
Cabiúnas / Grupo D – Terça, 24 – 23h
Parque de Tubos – Terça, 24 – 7h30
Delegacia de Campos – Terça, 24 – 10h
Imbetiba – Terça, 24 – 13h
Cabiúnas / Grupo E – Quarta, 25 – 23h
Plataformas – De sexta, 20, até o domingo 22. Retorno de atas até às 12h da segunda, 23.

Indicativos

1) Aceitação da nova proposta para quitação da PLR 2011 apresentada pela Petrobrás no dia 17 de julho.
2) Caso não haja a definição do regramento das PLRs futuras até o dia 31 de dezembro desse ano, o NF indicará rejeição de qualquer proposta que vier da Companhia de adiantamento da PLR 2012, a ser pago em janeiro de 2013.