Curso de Cipa começa no auditório do Sindipetro NF em Campos

O curso de Cipa promovido pelo Sindipetro NF foi aberto ontem à noite (terça, 3) no auditório da delegacia sindical de Campos. O evento continuou na manhã hoje com o tema “Histórico político e aspectos jurídicos da CIPA, como surgiu e quais obstáculos?”, abordado pela palestrante Adriana da Silva Martins e tendo como mediador o diretor do NF, Thiago Magnus.

No final da manhã, o coordenador geral de Política de Seguro contra Acidentes do Trabalho e Relacionamento Interistitucional, Luis Eduardo Alcântara de Melo, falou sobre o FAP (Fator Acidentário de Prevenção), o NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário) e o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que são mecanismos utilizados pela Previdência para aferir o desempenho da empresa em relação aos acidentes no trabalho, relacionar a incidência de doenças a determinadas atividades e, ainda, monitorar a situação do trabalhador em relação às tarefas que desenvolve.

O diretor de comunicação do Sindipetro NF, Marcos Breda, em entrevista ao “Plantão Sindical”, da Rádio NF (www.radionf.org.br), detalhou a programação do evento e explicou que o curso não é voltado apenas aos cipistas, mas também para todos os trabalhadores interessados no tema. [Assista aqui]

Confira o restante da programação:

Hoje: 04 de julho (quarta-feira)
14 horas – Norma Regulamentadora NR-5 e NR-30 Anexo II (CIPA por plataforma)
Palestrantes: Vitor Carvalho e Armando Freitas
Mediador: Marcos Breda
14h45 – Fiscalizações, autuações e interdições.
Palestrante: Raphael Queiroz
Mediadores/Debatedores: Luiz Carlos Mendonça e Vitor Carvalho

Amanhã: 05 de Julho (quinta-feira)
08h30 – Mapeamentos da atividade e aspectos gerais das NR-07(PCMSO) e NR-09(PPRA)
Palestrantes: Dr. Ricardo Garcia e Luiz Carlos Mendonça
Mediador: Vitor Carvalho
10h45 – Desenvolvimento Regional e Trabalho OFF SHORE e a política de SMS sobre a do Óptica do trabalhador – Roberto Moraes -IFF
Mediador: Luiz Carlos Mendonça
13h – Os fatores psicossociais e riscos associados ao trabalho periculoso, em regime de turno e confinamento.
Palestrante: Marcelo Figueiredo
Mediador: Luiz Carlos Mendonça
14h45 – Prerrogativas e imunidade para o cipista – Palestrantes: Norton Cardoso e Dr. Adilson de Oliveira
Mediador: Valdick de Souza

Sexta-feira – 06 de Julho
08h – Estratégias de atuação e enfrentamento (simulação de um acidente de trabalho e análise desse acidente) – Diretores do Sindipetro-NF, Assessoria jurídica do Sindipetro-NF e Assessor do DIEESE.
10h15 – Apresentações dos Grupos
14h – Diretrizes e orientações finais da direção do NF aos cipistas