Trancaço agora é na base de Imbetiba

Depois do trancaço surpresa em Cabiúnas, na semana passada, os petroleiros de Imbetiba realizam hoje, a partir das 6h, nos dois portões da base, uma nova mobilização intensa para envolver os trabalhadores administrativos nas lutas da Campanha Reivindicatória. Hoje é o último dia para que a Petrobrás apresente uma contraproposta que atenda às reivindicações da categoria. Caso a empresa mantenha a indiferença que tem demonstrado na mesa de negociações, especialmente em relação à segurança no trabalho, os petroleiros vão iniciar greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 16.
    Nas assembleias realizadas na região, a categoria tem aprovado de modo massivo os indicativos do Sindipetro-NF e da FUP, de rejeição da última contraproposta e de realização da Greve. A última assembleia estava prevista para a 0h de hoje, no grupo D de Cabiúnas. Nas bases de terra e em 38 plataformas, as assembleias foram concluídas e o resultado parcial mostra aprovação de ambos indicativos por larga maioria (1226 votos favoráveis ao indicativo de rejeição da contraproposta, contra 16 contrários e 33 abstenções; pela realização da Greve, haviam votado 1107 petroleiros, com  71 contrários e 96 abstenções).
    Nesta sexta, 11, o Conselho Deliberativo da FUP, formado por representantes de todos os sindicatos filiados, entre eles o Sindipetro-NF, se reúne para avaliar o quadro nacional, considerando o fim do prazo para a apresentação de uma contraproposta pela empresa e a iminência de uma greve por tempo indeterminado.
    Até ontem a empresa não havia apresentado contrapropostas para nenhum dos eixos fundamentais da Pauta de Reivindicações dos trabalhadores, que abrangem temas como segurança, aumento de efetivos, melhoria nos benefícios, igualdade de direitos para combater a precarização do trabalho terceirizado, fim das práticas antissindicais, 10% de ganho real, entre outros.