Diretor do NF participa de audiência pública em Brasília sobre segurança offshore

Foto: Leonardo Prado – Agência Câmara

O diretor do Sindipetro-NF Valdick Souza (primeiro à direita) participou hoje de audiência pública na Câmara Federal, convocada por uma subcomissão especial criada para avaliar as condições de saúde do trabalhador nas plataformas de petróleo.

O sindicalista levou para os parlamentares a experiência do sindicato no enfrentamento aos casos de acidentes na Bacia de Campos.

Em 2010, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) registrou 375 incidentes de segurança operacional – uma alta de 40% em relação a 2009.

Nos últimos 12 meses, a agência observou 692 situações irregulares relativas à segurança. Com isso, foram interditadas dez plataformas e aplicadas multas de R$ 12 milhões.

Do total de incidentes registrados em 2010, 10% tiveram mortos ou feridos com gravidade. Foram constatadas três mortes em plataformas em operação.

Além do diretor do NF, também participaram da audiência o gerente de Saúde, Segurança e Meio-Ambiente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Combustível (IBP), Carlos Henrique Abreu Mendes; a chefe da Segurança Operacional da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Raphael Moura; e o procurador do Trabalho e coordenador Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário do Ministério Público do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira.

Criada pela Comissão de Seguridade Social e Família, a subcomissão é presidida pelo deputado Osmar Terra (PMDB-RS). O relator é o deputado Padre João (PT-MG).

(Com informações da Agência Câmara e da Imprensa do Sindipetro-NF)