FUP cobra do presidente da Petrobrás desdobramentos do Fórum de SMS

Imprensa da FUP

Após trinta dias da realização do Fórum Nacional de SMS entre a FUP, seus sindicatos e a presidência e diretoria da Petrobrás, a empresa até hoje não apresentou os nomes de seus representantes para o grupo de trabalho que dará desdobramentos às discussões e propostas apresentadas no Fórum. A FUP enviou uma carta ao presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, cobrando a composição da Comissão de Trabalho que discutirá as políticas e diretrizes de SMS dos trabalhadores do Sistema Petrobrás.

No dia 13 setembro, a FUP enviou correspondência à Gerencia de Relações Trabalhistas e Sindicais da empresa, informando os nomes dos representantes dos trabalhadores que farão parte desta Comissão de Trabalho. Em todas as três rodadas de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, a Federação também cobrou a formalização da Comissão e o início imediato dos trabalhos.

Desde a realizaçao do Fórum Nacional de Práticas de SMS, mais dois trabalhadores morreram em acidentes no Sistema Petrobrás. A defesa da vida é o eixo principal da campanha reivindicatória dos petroleiros, cujo tema é “A vida, sim, é a nossa energia – Exploração, só de petróleo”. Este ano, 15 trabalhadores morreram em acidentes na empresa. Somente em agosto, foram oito vítimas, num total de 309 desde 1995.

Um número alarmante que reflete a insegurança crônica que vivem os trabalhadores da Petrobrás e subsidiárias, principalmente os terceirizados, que são as maiores vítimas de acidentes na empresa.

Para ver a carta enviada à Petrobrás, clique aqui.