NF indica rejeição da proposta de PLR do sistema Petrobrás

Os petroleiros do norte fluminense começam hoje pelas plataformas assembleias para avaliar indicativo do sindicato de rejeição da proposta de PLR 2010 da Petrobrás. As assembleias vão até o domingo nas unidades marítimas. Nas bases de terra, elas acontecem de segunda à quinta (veja calendário abaixo).

Para o NF, não pode ser aceita a iminência de repetição de distribuição de bônus privilegiado aos gerentes, como feito no ano passado, que gerou grande revolta na categoria. Os próprios trabalhadores aprovaram, em assembleias, condicionar o acordo da PLR ao compromisso da empresa de não pagar bônus. Os petroleiros também realizaram mobilizações, nos dias 6 e 27 de julho, contra os privilégios e atos de protesto no dia 5 de agosto em Manaus e no dia 10, no Rio de Janeiro.

A proposta da empresa garante que os recursos destinados à PLR serão integralmente utilizados com seu pagamento, mas a companhia não se compromete, como reivindicado pelos trabalhadores, a não pagar o bônus.

Por regramento definitivo

O NF também leva em consideração o fato de que a categoria aprovou, desde 2008, uma proposta de regramento de PLR, mas só agora a empresa estabelece o compromisso de apresentar em 30 dias uma contra-proposta seguindo orientação do DEST. Este ítem não contempla, porque o DEST já se posicionou, ao afirmar que não vale para os petroleiros a resolução que define a destinação de 25% dos dividendos pagos aos acionistas da Companhia

O indicativo do Sindi-petro-NF foi definido no final da tarde de ontem, em reunião da direção colegiada da entidade, após avaliação dos dirigentes sindicais sobre a campanha da PLR.

Calendário das Assembleias

Base Data Horário

Cabiúnas (Adm e C) – Segunda, 22 – 8h

Cabiúnas (B)- Segunda, 22 – 16h

Cabiúnas (E) – Terça, 23 – 0h

PT – Terça, 23 – 7h

Imbetiba – Terça, 23, – 13h

Del. Campos – Quarta, 24 – 9h30

Cabiúnas (A) – Quinta, 25 – 0h

Cabiúnas (D) – Quinta, 25 – 16h

Plataformas

Da sexta, 19, ao domingo, 21, com retorno das atas até às 12h da segunda, 22.