Os petroleiros do norte fluminense começam hoje pelas plataformas assembleias para avaliar indicativo do sindicato de rejeição da proposta de PLR 2010 da Petrobrás. As assembleias vão até o domingo nas unidades marítimas. Nas bases de terra, elas acontecem de segunda à quinta (veja calendário abaixo).
Para o NF, não pode ser aceita a iminência de repetição de distribuição de bônus privilegiado aos gerentes, como feito no ano passado, que gerou grande revolta na categoria. Os próprios trabalhadores aprovaram, em assembleias, condicionar o acordo da PLR ao compromisso da empresa de não pagar bônus. Os petroleiros também realizaram mobilizações, nos dias 6 e 27 de julho, contra os privilégios e atos de protesto no dia 5 de agosto em Manaus e no dia 10, no Rio de Janeiro.
A proposta da empresa garante que os recursos destinados à PLR serão integralmente utilizados com seu pagamento, mas a companhia não se compromete, como reivindicado pelos trabalhadores, a não pagar o bônus.
Por regramento definitivo
O NF também leva em consideração o fato de que a categoria aprovou, desde 2008, uma proposta de regramento de PLR, mas só agora a empresa estabelece o compromisso de apresentar em 30 dias uma contra-proposta seguindo orientação do DEST. Este ítem não contempla, porque o DEST já se posicionou, ao afirmar que não vale para os petroleiros a resolução que define a destinação de 25% dos dividendos pagos aos acionistas da Companhia
O indicativo do Sindi-petro-NF foi definido no final da tarde de ontem, em reunião da direção colegiada da entidade, após avaliação dos dirigentes sindicais sobre a campanha da PLR.
Calendário das Assembleias
Base Data Horário
Cabiúnas (Adm e C) – Segunda, 22 – 8h
Cabiúnas (B)- Segunda, 22 – 16h
Cabiúnas (E) – Terça, 23 – 0h
PT – Terça, 23 – 7h
Imbetiba – Terça, 23, – 13h
Del. Campos – Quarta, 24 – 9h30
Cabiúnas (A) – Quinta, 25 – 0h
Cabiúnas (D) – Quinta, 25 – 16h
Plataformas
Da sexta, 19, ao domingo, 21, com retorno das atas até às 12h da segunda, 22.