Tire dúvidas sobre a mobilização

Área no site do Sindipetro-NF reúne as perguntas mais frequentes da categoria sobre a organização de assembleias e sobre a mobilização da próxima quarta,27

Com tantas especificidades presentes em áreas operacionais de mais de 40 plataformas e em Cabiúnas, é natural que, em momentos de mobilização, ocorram dúvidas sobre os procedimentos indicados pelo o sindicato.
Além dos procedimentos e das orientações gerais para as áreas operacionais, o Sindipetro-NF disponibiliza em seu site (www.sindipetronf.org.br) uma área com respostas às perguntas mais frequentes dos trabalhadores sobre a realização de assembleias e sobre a mobilização da próxima quarta, 27.
Todos os diretores da entidade também estão disponíveis para esclarecer dúvidas pessoalmente, pelos celulares do sindicato. Outro canal de interação que pode ser utilizado é o NF Responde, pelo e-mail  [email protected].
Como é tradição na categoria petroleira, é muito importante manter a unidade de ação tendo como referência informações confiáveis. Nestes momentos, é comum que chefias procurem espalhar boatos e contra-informações, mas todo o petroleiro já sabe: quem informa a categoria é o sindicato.

Dúvidas frequentes

Pergunta da categoria: No indicativo da paralisação é comentado que não haverá parada de produção. No caso de queda de produção numa possível situação de shutdown, quais trabalhos não deverão ser feitos para a retomada do processo? Apenas a manutenção será recomendada a não realizar serviços extras?

Resposta do Sindipetro-NF: Todos os trabalhadores, independentemente de cargos, devem adotar o seguinte critério para realizar ou não atividades: impacta na segurança e habitabilidade das 24 horas do movimento? Se a resposta for positiva tem que ser feito, e se for negativa não tem que ser realizada.

Veja no site do NF outras respostas a dúvidas mais frequentes sobre as assembleias e a mobilização de 27/07

Calendário e Indicativos

Local    Data  Horário
Cabiúnas / Grupo C  Quarta, 27  0h
Cabiúnas / Grupo B e ADM Quarta, 27 8h
Cabiúnas / Grupo A  Quarta, 27 16h
Imbetiba   Quarta, 27 7h
Parque de Tubos  Quarta, 27 7h

Plataformas:  Da sexta, 22, até o domingo 24. Retorno de atas até às 12h da segunda, 25.

Indicativos:

Imbetiba e Parque de Tubos:
1 – Atraso de duas horas no expediente do dia 27 de julho de 2011, com realização de assembleias a partir das 7h.

Plataformas e Cabiúnas:
1 – Realização de Mobilização de 24 horas no dia 27 de julho de 2011, de acordo com procedimentos abaixo.
2 – Realização de Ato Simultâneo também no dia 27 de julho de 2011, às 19h, seguindo orientações-surpresa que serão enviadas pelo Sindipetro-NF na véspera da mobilização, incluindo todos os petroleiros a bordo, da Petrobrás e de empresas privadas.

Procedimentos para a mobilização:

– Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.
– Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.
– Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc…), mesmo que não necessitem de PT´s.
– Suspender as PTs de CIPA.
– Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
– Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.
– Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.
– A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverá  trabalhos para sua retomada após o término do movimento.

Orientações adicionais para plataformas:

1 – Enviar atas da mobilização somente para o sindicato. Os trabalhadores não devem informar ou entregar documentos para gerentes. Cabe ao sindicato a divulgação da mobilização.
2 – A decisão tomada na assembléia deve ser acatada pelos demais trabalhadores da unidade que embarcam entre a data da assembléia e o dia da mobilização.
3 – Uma reunião de organização deve ser realizada na plataforma no dia 26/07, véspera da mobilização. Nesta reunião, o sindicato recomenda formar comissão de organização da mobilização, de três a cinco companheiros.
4 – O sindicato vai divulgar na véspera do movimento mais orientações sobre o Ato que será realizado às 19h  do dia 27 de julho – Dia de Prevenção de Acidentes. Essas orientações devem ser discutidas na reunião indicada no ítem anterior.
5 – Não aceitar provocações ou ameaças por parte da gestão da empresa e denunciar ao sindicato o nome e função de quem adotar estas práticas.
6 – Observar a situação de operação da unidade no início do movimento. Como prevê o último ítem dos procedimentos (acima), nenhuma atividade será realizada para acrescentar produção em relação aquela do início do movimento. Também não serão realizadas atividades para retomar a produção eventualmente reduzida ou interrompida durante o movimento.
7 – Poços problemáticos – Eventualmente o item acima pode estar relacionado a um poço cuja permanência parado possa prejudicar a sua produção futura. Nesses casos, uma análise do caso específico deve ser realizada para decidir o procedimento a ser adotado para a segurança do poço.
8 – Não autorizar realização de trabalhos que tenham sido programados para aproveitar o momento da mobilização com a desculpa de que estão relacionados a segurança mas que nunca foram priorizados antes. Isso também é válido para treinamentos.

Confira aqui perguntas e respostas frequentes sobre a mobilização.