Vermelhos 2 e 3 informam que turno da noite só tem um operador como em Vermelho 1

Segundo denuncia a redução do efetivo começou na antiga gerencia

O sindicato recebeu a informação de que pelo menos mais duas plataformas: Vermelho – 2 e Vermelho – 3, passam pela mesma situação de Vermelho – 1. Não há pessoal de manutenção no período noturno e só trabalha um operador na planta de processo no mesmo horário. As três unidades já haviam denunciado que o antigo gerente: reduziu drasticamente o efetivo das plataformas do polo nordeste. Qualquer deficiência de pessoal por licença médica, férias, treinamento, ou outro motivo é desastrosa para as plataformas.

A situação é tão grave que até mesmo o pessoal de hotelaria possui apenas um trabalhador no turno da noite. Ele executa além das suas funções de padeiro, as do cozinheiro, operador de lava pratos, limpeza, etc…(na versão original constava que era um cozinheiro e acumulava as funções da lavanderia, o que não é verdade *). Quando há embarque da fiscalização ou mesmo do alto escalão da empresa, trabalhadores de outras unidades são transbordados, na tentativa de esconder o baixo efetivo. Uma prática vexatória para uma empresa como a Petrobrás.

O sindicato quer que a morte no navio FPSO Cidade Rio de Janeiro, no último dia 6, sirva de exemplo. E inseguro manter trabalhadores sob risco de falta de socorro em trabalho desacompanhado a noite. Os trabalhadores devem informar onde acontecem casos assim na Bacia de Campos. A cláusula 121 a do atual acordo coletivo de trabalho dá ao trabalhador o direito de parar a atividade que o exponha a risco. Para o sindicato esse é um motivo para o uso do direito de recusa e entende que as atividades devem ser estudadas de forma a realocar os operadores para impedir o trabalho sozinho durante a noite.

* Versão corrigida em 17/04/2011 às 11h05