Insegurança Crônica: Plataforma de Vermelho 1 passa as noites com apenas um operador e ninguém da manutenção

O sindicato recebeu mais uma denuncia sobre a frequênte permanência de um único operador à noite em Vermelho 1. As gerencias alegam que há uma pessoa no laboratório e outra na cozinha. Para o sindicato é inseguro e irregular manter um operador desacompanhado por toda a noite numa plataforma, já que os outros profissionais não trabalham na área. Sempre haverá o risco de algum acidente acontecer e, neste caso, não haverá socorro ao trabalhador.

A insegurança já foi cobrada pelo sindicato e resolvida pontualmente recentemente, porém, volta a acontecer sempre que há uma deficiência de pessoal em um efetivo reduzidíssimo como o dessa unidade. A solução para o problema deveria ser a redução ou parada das atividades com realocação dos operadores para mantê-los sempre acompanhados, enquanto é tomada a providência de repor o efetivo. Os gestores preferem expor os trabalhadores a risco.

Há um compromisso de estudo de efetivo entre o sindicato e o RH que tem como piloto exatamente as plataformas do pólo nordeste, porém, com situações como a relatada, é óbvia a significativa falta de pessoal.

Recentemente morreu um trabalhador de mal súbito no FPSO Rio de Janeiro. O caso foi divulgado pelo sindicato. O trabalhador foi encontrado morto, porém, isso não foi suficiente para alertar sobre os riscos de falta de socorro que estarão submetidos os trabalhadores nesse caso.