Réplica 2: Veja comentários do NF sobre resposta da Petrobrás a denúncias das Vermelhos

A Petrobrás divulgou hoje para os trabalhadores nota onde, mais uma vez, tenta desqualificar as denúncias sobre a insegurança na Bacia de Campos, desta vez em resposta a documento publicado no site do Sindipetro-NF com relatos dos petroleiros das plataformas PVM-1, PVM-2 e PVM-3. Abaixo, veja comentários do sindicato sobre os tópicos do documento da empresa:

“Nota de esclarecimento

A Petrobras esclarece que nunca promoveu corte de custos ou descontinuidade de investimentos nas áreas prioritárias de segurança, meio ambiente e saúde, ao contrário do que foi divulgado no site e no boletim impresso do Sindipetro-NF acerca da situação nas plataformas do campo de Vermelho.

Além disso, a Companhia destaca que:

• exerce uma administração comprometida com os princípios de transparência, legalidade e eficiência econômica. A adoção de medidas de redução de desperdícios e perdas, obrigação do gestor competente e responsável, tem permitido o processo de revitalização das plataformas de Vermelho;”

Comentário do NF:

Mentira. Foi feita uma redução irresponsável de custos executada pelo Gerente Setorial Pavesi, que levou ao sucateamento e esvaziamento da plataforma. A redução foi tão profunda que situações de insegurança nas vermelhos foram capa do boletim por duas vezes e em termos de efetivo restaram pouquíssimos operadores, a manutenção não é feita durante a noite,  não tem almoxarife e o cozinheiro também é o padeiro na unidade.

“• o efetivo das plataformas de Vermelho está compatível com a baixa complexidade dessas unidades marítimas, que contam em terra com uma moderna Sala de Controle Remoto, com operação contínua, 24 horas por dia. Os técnicos de operação que atuam nas Salas de Controle Remoto exercem em terra as mesmas atividades que exerciam no mar, em regime ininterrupto de revezamento conforme acordo assinado entre a Companhia e o Sindipetro-NF.  A manutenção do efetivo está vinculada à política de ingresso sistemático de novos empregados e, deste modo, foram alocados três novos profissionais (2 técnicos de manutenção e 1 técnico de operação) em VM-1 e VM-3 em agosto e novembro de 2010, respectivamente;”

Comentário do NF

Mentira. Impossível que técnicos de operação exerçam em terra a mesma atividade que exerciam no mar pois não conseguem fazer nenhuma manobra na área por exemplo.

“• os integrantes das brigadas de incêndio estão com seus cursos dentro da validade. Empregados que eventualmente estejam com o curso vencido não são escalados para a composição da brigada, até que sejam “retreinados”. Enquanto isso não ocorre os profissionais continuam com os mesmos benefícios concedidos pela Companhia para os brigadistas, como reembolso de despesas de academia, dia de folga, entre outros;”

Comentário do NF

Mentira. Se todos que estão com curso vencido fossem afastados das brigadas, não haveria pessoas suficientes para compor a brigada.

“• o regime de turno da equipe de manutenção é decorrente das características e necessidades do processo de trabalho. Excepcionalmente, até que esteja concluído o estudo de efetivo – já iniciado pela Companhia e com participação do Sindipetro-NF, os empregados da equipe de manutenção das plataformas de Vermelho e Carapeba, embora não trabalhem à noite, têm recebido os mesmos adicionais de turno que os trabalhadores das demais plataformas da Bacia de Campos em que as equipes de manutenção revezam-se dia e noite.”

Comentário do NF

Mentira. A empresa nunca pagou a passagem de serviço nas Vermelhos e Carapebas e só passou a pagar agora em fevereiro por pressão dos trabalhadores e do sindicato.

“A gestão da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UO-BC) mantém a crença no senso crítico e na capacidade de julgamento e isenção dos seus empregados, cujo trabalho sempre engrandeceu a Petrobras. Há de se buscar preservar a imagem da Companhia, tratar os assuntos corporativos por meio dos diversos canais de comunicação oficiais disponíveis na Petrobras e através de seus representantes sindicais.”

Comentário do NF

O Sindipetro-NF utiliza, também, os canais internos de comunicação e negociação com a Petrobrás. No entanto, nem sempre eles dão os resultados desejados e, como é direito do trabalhador e imposição da luta pela vida, muitos temas precisam ganhar espaço na opinião pública.