Termina nesta terça, 30, prazo para aderir ao BPO

Da Imprensa da FUP

Quem ainda não se decidiu sobre o Benefício Proporcional Opcional (BPO) tem até terça-feira, 30, para fazer sua escolha. De uma forma geral, o BPO beneficiará a maioria dos participantes do Plano Petros que repactuaram. Mas, é fundamental que cada trabalhador analise individualmente sua situação antes de se decidir.

A FUP orienta que os participantes que optarem pelo novo benefício ingressem imediatamente no Plano Petros-2. A adesão ao PP-2 deve ser feita também até terça-feira, 30, evitando, assim, a carência de um ano para o benefício de risco.

A FUP e seus sindicatos têm intensificado os debates com a categoria, esclarecendo e orientando os trabalhadores sobre o BPO. O benefício é destinado somente aos participantes do Plano Petros que repactuaram e não implica em transferência ou retirada de recursos do plano antigo.

Quem fizer a opção pelo BPO garantirá o benefício do Plano Petros proporcional ao seu tempo de vinculação na previdência social, cessando a contribuição para o plano. O valor do benefício proporcional será calculado na data da opção pelo BPO e corrigido mensalmente pelo IPCA até o momento da aposentadoria pelo INSS e da rescisão do contrato de trabalho com a patrocinadora. A partir de então, o BPO será pago mensalmente pela Petros, independentemente do benefício da previdência social.