FUP pressiona e Petrobrás anuncia novo concurso com mais de 6 mil vagas, 916 para convocação imediata

Edital prevê 6.412 mil vagas para profissionais de nível técnico em diversas áreas, das quais 916 para convocação imediata

[Da imprensa da FUP]

Após pressão da FUP e de seus sindicatos, a Petrobrás publicou nesta terça-feira (26) o edital de um novo concurso público, com 6.412 vagas para sete estados do país: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O concurso é voltado para candidatos de ensino médio/técnico completo, com a garantia de contratação imediata de 916 trabalhadores e 5.496 vagas para cadastro de reserva.

O edital também prevê 20% das vagas para pessoas com deficiência (PCD), uma cota histórica, que supera o limite mínimo de 5% determinado por lei. Mais uma conquista que atende à cobrança da FUP de inclusão social e respeito à diversidade, bandeiras de luta que tiveram destaque durante a campanha reivindicatória da categoria petroleira.

A inscrição para o concurso poderá ser realizada de 28/12 a 31/01, pelo portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), na aba concursos.

A FUP e seus sindicatos têm enfatizado constantemente a relevância do resgate da função social da Petrobrás na reconstrução do Brasil. Em todos os encontros e reuniões entre a gestão da empresa e os representantes da categoria o assunto é levantado, pois é visível a necessidade da reabertura de concurso público para suprir a falta de mão de obra gerada pelos diversos PIDVs realizados ao longo dos últimos anos.

De acordo com o Dieese, nos últimos governos, a Petrobrás encolheu significativamente o quadro de efetivos próprios, que caiu de 80 mil para cerca de 40 mil trabalhadores. Essa redução drástica de pessoal, contribuiu para o aumento da mão de obra terceirizada e não especializada, o que comprometeu a segurança no ambiente de trabalho.

A diretora da FUP e presidenta do Sindipetro Rio Grande do Sul, Miriam Cabreira, lembra que a necessidade de concurso é urgente, uma vez que a formação de novos petroleiros é longa e muitos trabalhadores que já haviam aderido aos PIDVs estão postergando a saída da empresa por falta de pessoal qualificado para ocupar as vagas.

“Nós já havíamos falado que isso iria acontecer se o presidente Lula ganhasse a eleição e está acontecendo. Mesmo depois desse edital, com um número considerável de vagas, iremos continuar cobrando da gestão da Petrobrás a publicação de novos editais no intuito de suprir o baixo efetivo que temos principalmente nas unidades operacionais”, afirmou Deyvid Bacelar, coordenador da FUP, que elogiou a iniciativa e lembrou que esse concurso é fruto da cobrança constante da FUP.