Congressos regionais elegem delegações para a 11ª Plenafup

Plenária da FUP será realizada na primeira quinzena de agosto, no Paraná

[Da comunicação da FUP]

Os sindicatos petroleiros iniciaram seus congressos para eleger as delegações que participarão da 11ª Plenária Nacional da FUP, que está prevista para acontecer na primeira quinzena de agosto, no Paraná. Já houve eventos na Bahia, em São Paulo e no Norte Fluminense.

Neste final de semana, a categoria participará dos congressos dos Sindipetros Paraná/Santa Catarina, Pernambuco/Paraíba e Rio Grande do Norte. Nas próximas semanas, ocorrerão os congressos de Minas Gerais (11 a 13), Rio Grande do Sul (13) e Duque de Caxias (27).

Com o tema “Juntos somos mais fortes: Em defesa da Petrobrás integrada”, a 11ª Plenafup debaterá uma série de questões relacionadas às lutas da categoria petroleira e também celebrará os 30 anos da FUP e a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen).

As atividades serão divididas entre o Assentamento Contestado do MST, onde funciona a Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), e a sede do Sindiquímica Paraná, que abrigará o último dia da plenária, quando será realizada a solenidade de comemoração dos 30 anos da FUP.

Foi no Assentamento Contestado, na cidade de Lapa, que a FUP e seus sindicatos realizaram há 15 anos a 1ª Plenafup, em julho de 2009. Foi também a primeira vez que os petroleiros realizaram uma plenária nacional em um assentamento do MST, entidade que tem uma aliança histórica com a categoria na defesa da soberania nacional.

De lá pra cá, a FUP realizou outras duas plenárias em parcerias com o MST. Em 2013, o Assentamento Normandia, em Caruaru, região do agreste de Pernambuco, foi palco da 4ª Plenafup. Em 2015, foi a vez da Escola Nacional Florestan Fernandes, centro de formação de lideranças do MST, na cidade de Guararema, interior de São Paulo, receber a 5ª Plenária Nacional da FUP.