Sindicato promove no dia 25 uma Roda de Conversa em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

No dia 25 de julho, às 19h, o Sindipetro-NF promoverá uma Roda de Conversa na sede de Macaé em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento, que faz parte do calendário anual da cidade, contará com a participação de renomadas convidadas: Conceição de Maria, Zoraia, Jô Wilme e Ivonete da Mota Lopes. Às 20h, haverá um microfone aberto para karaokê, proporcionando um momento de descontração e integração entre os participantes.

Apresentação das Participantes

Conceição de Maria P. A. Rosa

Conceição de Maria é poeta, escritora e petroleira aposentada. Atuou como Diretora do Sindipetro-NF de 2002 a 2022 e é Coordenadora do Fórum das Mulheres Negras do NF. Formada em Letras e pós-graduada em Literatura (Brasil, Portugal e África), Estudos Culturais e Históricos da Diáspora e Identidade Africana, e Gestão de Políticas Públicas, Conceição contribuiu para diversas coletâneas literárias e lançou os livros “Pedaços de Mim” (2018) e “Travessia” (2023).

Zoraia

Filha de Yaromaia Braz, Zoraia é mãe de Jonathan e avó de Victor Hugo e Júlia, além de outros afetivos. Professora e Oficial da Reserva da PMERJ, sendo parte da primeira turma feminina em 1982, ela também é sambista raiz e candomblecista. Zoraia presidiu o COMDIM em 2009 e o COMAD em 2008, e foi reconhecida como Cidadã Macaense em 2007. Atuou como Coordenadora de Igualdade Racial de 2013 a 2016 e atualmente é Secretária de Igualdade Racial (2022-2024). Também dirige a Rede de Mulheres Negras RJ e é palestrante antirracista e de segurança pública.

Ivonete da Mota Lopes

Nascida em Macaé, Ivonete é mãe e avó. Petroleira aposentada, formada em Letras pela FAFIMA, com pós-graduação em Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral de Minas Gerais. É Diretora Cultural do CEPE (Clube dos Empregados da Petrobras) e Diretora de Eventos e do Conselho Gestor da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores. Ivonete preside a Associação Cultural Bloco Panelada de Crioula e é uma ativa militante na luta contra o racismo, preconceito e violência contra a mulher.

Jô Wilme

Natural de São Gonçalo e residente em Macaé desde 1997, Jô Wilme é servidora pública municipal, pedagoga, poeta, atriz e cantora. Mãe de Naomy e filha de Joana e José, Jô é adepta de religiões de matriz africana e defensora das pautas LGBTQIAPN+. Conhecida por sua frase inspiradora: “Quando nossos olhos se voltam para o medo, deixamos de olhar no para-brisa e passamos a olhar pelo retrovisor. Pensem em tudo de bom que está por vir se deixarmos de ser escravos do medo.”

Encerramento com Karaokê

Após as falas e debates das convidadas, o evento será encerrado com um momento de descontração, com um microfone aberto para karaokê às 20h. Será uma oportunidade para celebrar a cultura e a diversidade, fortalecendo os laços comunitários e destacando a importância das mulheres negras na sociedade.