Plano de Cargos no Sistema Petrobrás: reunião desta sexta foi sobre mudança de ênfase e estrutura de cargos e carreiras

FUP reforça importância da categoria responder a pesquisa que subsidiará debates na Plenafup e negociação com a empresa. Formulário online ficará disponível só até domingo, 25

[Da comunicação da FUP]

Nesta sexta-feira, 23, aconteceu a quarta reunião da Comissão de Negociação do novo Plano de Cargos e Carreiras das trabalhadora e trabalhadores do Sistema Petrobrás. Em resposta à cobrança feita pela FUP na reunião anterior, a empresa apresentou informações mais detalhadas sobre o perfil dos efetivos no PCR e no PCAC, como idade, gênero, região de atuação, tempo de companhia, ênfase, regime, função gratificada e diversidade.

Os principais temas tratados nesta quarta reunião da Comissão foram mudança de ênfase e a estrutura dos cargos e carreiras. Ficou evidenciada a necessidade de aprofundar essas questões na próxima reunião, que será realizada após a 11ª Plenafup, que começa dia 27, no Paraná.

A FUP fez uma série de questionamentos em relação ao processo de mudança de ênfase. Os representantes da Petrobrás não conseguiram explicar que critérios são adotados para suprir as lacunas do efetivo em determinadas atividades, como, por exemplo, a de operador. Não está claro o que a gestão faz diante desta situação, se abre um processo interno para mudança de ênfase ou se convoca concurso público para preencher as vagas.

Em relação à mudança de ênfase, não há entendimento sobre como é realizado o processo de seleção dos trabalhadores, nem tampouco a preparação desses empregados para assumir uma outra função, uma vez que ainda não possuem experiência necessária para assumir algumas das responsabilidades dessa nova atividade.

Outro ponto questionado pela FUP foi sobre a definição dos cargos. Na apresentação feita, a Petrobrás demonstrou que o cargo é uma junção de várias atividades, porém não esclareceu por que algumas atividades não têm cargo, mesmo sendo atividades permanentes no Sistema. É o caso, por exemplo, dos serviços de limpeza e de manutenção das áreas verdes. “Além, disso,  pontuamos a necessidade de aprofundamento do debate sobre o que é cargo e o que é carreira e a distinção de responsabilidades entre Júnior, pleno, Sênior e Master”, informa a diretora da FUP, Cibele Vieira.

A FUP cobrou respostas para essas e outras questões, reforçando a necessidade de maior aprofundamento dos pontos e reforçou, como tem feito em todas as reuniões, a necessidade de isonomia para aqueles que permaneceram no PCAC em relação aos que migraram para o PCR.

Pesquisa para subsidiar a negociação ficará aberta até domingo

Mais uma vez, a FUP reforça a importância das trabalhadoras e dos trabalhadores do Sistema Petrobrás responderem a pesquisa que subsidiará a negociação do novo plano de cargos. O formulário ficará online até domingo, 25, e leva menos de dez minutos para ser respondido.

A partir desta data, as informações coletadas serão sistematizadas para que possam embasar os debates que serão realizados na Plenafup, que inicia dia 27, com o objetivo de construir uma proposta de plano de cargos e salários que atenda às necessidades da categoria petroleira.

As perguntas são sobre o dia-a-dia das trabalhadoras e dos trabalhadores, com o objetivo de mapear possíveis formas de preconceitos e práticas que possam prejudica-los no exercício de suas atividades e na progressão de carreira. A pesquisa apontará, por exemplo, se a pessoa sofre ou não desvio de função, se enfrenta algum tipo de preconceito e de obstáculo no exercício de suas atividades e no reconhecimento do desempenho, entre outras questões relevantes para a construção de um regramento justo e democrático para o plano de cargos.

A participação de todas e todos é fundamental para fortalecer a FUP na negociação com a Petrobrás e as subsidiárias.

» CLIQUE AQUI E RESPONDA A PESQUISA SOBRE O PLANO DE CARGOS