Proposta de PLR aprofunda desigualdades. Assembleias no NF começam sábado 26

As assembleias para avaliação da proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) apresentadas pela Petrobrás terão início neste sábado, 26 de outubro, no Norte Fluminense, abrangendo plataformas, turnos de terra e a unidade de Cabiúnas. O indicativo do Sindipetro-NF e da Federação Única dos Petroleiros (FUP) é de rejeição da primeira contraproposta da Petrobrás, por considerá-la insuficiente e injusta, além de proporções mobilizações e paralisações conjuntas cujos dados ainda serão definidos pelas federações.

Desigualdade na Proposta de PLR

A proposta da Petrobrás vem gerando insatisfação entre os trabalhadores, principalmente pela forma como aprofunda as desigualdades dentro da empresa. Embora o estatal tenha anunciado um aumento de 17% no piso da PLR, a mesma percentagem foi aplicada ao teto, beneficiando desproporcionalmente a alta gestão. Já os trabalhadores na faixa de referência (3 remunerações), receberam apenas um reajuste de 8% , revelando um agravamento da desigualdade salarial.

Além disso, o subpiso é limitado a 6 remunerações , também com um aumento de 8%, enquanto a gestão superior recebe um PLR 17% maior. Em outras palavras, a relação entre piso e teto da PLR piorou , criando uma maior disparidade entre os trabalhadores e os executivos da empresa.

Segurança e Condições de Trabalho no NF

Além da questão financeira, o Sindipetro-NF também incorporou demandas relacionadas à segurança dos trabalhadores nas assembleias, incluindo alegações sobre acidentes de trabalho, desvio de função, condições exaustivas de deslocamento para embarques e assédio em unidades como a P-43. Outro ponto central é a falta de plano de saúde em várias empresas terceirizadas do setor.

Calendário de Assembleias

Plataformas e Turnos de Terra – 26/10 até 07/11 (retorno das atas até às 12h do dia 08/11)

Cabiúnas (Petrobrás e Transpetro)
– 26/10 – 19h
– 28/10 – 19h
– 30/10 – 19h
– 01/11 – 19h
– 03/11 – 19h

Cabiúnas – ADM – 30/10 – 07h

Parque de Tubos – 29 e 31/10 – 13h

Barra do Furado – 29/10 – 07h

Porto do Açu – 31/10 – 07h

Imbetiba/Praia Campista – 05 e 07/11 (13h)

Aposentados e Ativa em folga
Sede de Campos – 06/11 – 10h
Sede de Macaé – 07/11 – 10h

• Indicativos

l) Rejeição da proposta de PLR apresentada pela holding, assim como para as demais empresas do Sistema que apresentarem a mesma proposta;

2) Aprovação de uma pauta unitária de SMS (FUP e FNP):
a) Mudança na gestão – os gestores têm que ser da área de SMS;
b) Comissões de análise de acidentes graves e fatais — Garantia de indicação da Federação, além do sindicato local correspondente à base de representação do ocorrido;
c) Volta da Comissão de Prestadores de Serviços nas Comissões do ACT;
d) Reposição e aumento do efetivo próprio;
e) Condições seguras de voo (voepass).

3) Aprovação de Mobilizações/Paralisações em datas que serão definidas pela FUP.

BAIXE O MODELO DE ATA

Modelo ata - Assembleia - Plataforma