NF promove Semana da Consciência Negra de 17 a 19 de novembro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, acontece na sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) o II Encontro Kedere de Estudos Afro-Brasileiros de 17 a 19 de novembro. O evento é aberto à quem quiser participar e tiver interesse sobre o tema.

A intenção dos organizadores é compartilhar com a população um olhar contemporâneo sobre o negro na sociedade, que permita traçar um paralelo entre o passado e o presente. Para a Consultoria Educacional Kedere, o fato de conhecer e compreender as raízes históricas e permear estes conhecimentos com a realidade atual, pode contribuir para uma valorização e elevação da auto-estima da população negra no espaço nacional e local, bem como o reconhecimento de suas contribuições.

“O Sindipetro-NF já consolidou a comemoração do Dia da Consciência Negra em Macaé através dos eventos que promove há seis anos em seu teatro. Esse ano nos associamos ao Kedere para promover uma semana de debates com estudiosos da área que poderão mostrar à sociedade e aos profissionais da educação toda contribuição dos negros na construção do Brasil e de Macaé” – comenta o diretor cultural, Wilson Reis.

O evento faz parte do projeto MEMÓRIAS NEGRAS: O Negro no Brasil, O Negro em Macaé, idealizado pela Kedere Consultoria Educacional, que busca propiciar a discussão de temas que afetam diretamente a população negra no Brasil e em Macaé, através de palestras e debates para educadores, membros da sociedade civil, servidores públicos e demais interessados.

Programação:

17/11/09 – das 19 às 21 horas 
O Tempo dos Povos Africanos com Ph.D. Elisa Larkin Nascimento

18/11/09
9 às 11 horas
Quilombos Macaenses: espaços de luta e diplomacia – Os casos de Carukango e Cruz Sena, com Prof. Ms.Marcelo Abreu 

14 às 16 horas
Ações afirmativas e políticas públicas na Educação com Prof.Dr. Amauri Mendes e Dra Azuete Fogaça

19 às 21 horas
Negro e Africano no Brasil com Ph.D. Elisa Larkin do Nascimento

19/11/09
09 às 11 horas 
O olhar negro sobre o dinheiro negro com Luiz Carlos Gá 

11 às 12 horas 
Arte afro-brasileira nos espaços educacionais com Luciana Cavalcanti de Sousa de

14 às 15 horas 
Identidade, Representação e Auto-reconhecimento com Profa. Conceição de Maria P.A. Rosa

15 às 16 horas 
As proposições para negros e negras da Classe Trabalhadora na perspectiva da CUT/RJ” , abordando:  – Limites e Possibilidades sob a pauta do Estatuto da Igualdade Racial com Glorya Ramos – Secretaria de Igualdade Racial da CUT/RJ.

16 às 17 horas 
Palestra com Cláudio Alberto de Souza – Diretor do SindipetroNF

Participantes:

Amauri Mendes Pereira
Doutor em Ciências Sociais pela UERJ, mestre em Educação pela UERJ, especialista em História da África pelo CEAA da UCAM, e graduado em Educação Física e Desportos pela UFRJ. Atualmente é professor de Sociologia da UEZO-RJ. Membro da diretoria da ABPN.

Azuete Fogaça
Dra em Educação pela UFRJ, mestre em Educação pela UNICAMP, graduada em Pedagogia pela UFRJ. Atualmente é Professora Associada da UFJF. Fundadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFJF.

Conceição de Maria P.A. Rosa 
Subsecretária Municipal de Educação na Saúde, Cultura e Esporte de Macaé. Licenciatura em Letras, Pós Graduada em Literatura Brasil, Portugal e África, Pós-Graduada em Estudos Históricos e Culturais da Diáspora Africana. Ex-Diretora do SINDIPETRO-NF, Departamento de Cultura, Esporte e Lazer(2002-2007), Ex-Presidenta da Fundação Macaé de Cultura(2007-2008)

Elisa Larkin Nascimento
Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York, Escritora. Co-fundadora e atual presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), Curadora da exposição “Abdias Nascimento 90 Anos  Memória Viva”, cordena a organização do acervo que se encontra sob a guarda do Ipeafro.

Glorya Ramos
Secretária da Igualdade Racial e  Combate ao Racismo da CUT_RJ,Diretora do Sinpro-Rio – membro da Comissão de Genero e Etnia,Professora do Colégio Pedro II, Mestrado em Educação / UFRJ; Professora de Matemática e Professora de Fundamental 1.

Luciana Campos Cavalcanti de Sousa
Mestranda em Antropologia da UFF. Especialista em Estudos Culturais e Históricos da Diáspora e Civilização Africana. Possui Licenciatura em Educação Artística pela UFRJ, membro fundador do grupo Kedere Consultoria Educacional .

Luiz Carlos Gá
Designer gráfico, Especialista em Estudos Culturais e Históricos da Diáspora e Civilização Africana, graduado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ, militante atuante do Movimento Negro no Rio de  Janeiro.

Marcelo Abreu Gomes 
Historiador e professor de História, doutorando em Ciências da Educação (UAA-PY/UJAEN-ES), Mestre em Ciências da Educação, autor de quatro livros sobre História Regional e diversificada pesquisa para TVs, Cinema, Teatro, Carnaval.