FUP e FNP convocam Jornada Unificada de Lutas de 18 a 22/11 em todo o Sistema Petrobrás

Por uma PLR justa, por saúde e segurança, contra a escala 6×1 e contra o arrocho fiscal

 

Após a conclusão das assembleias em todas as bases do Sistema Petrobrás, que apontaram a rejeição massiva da primeira contraproposta de PLR e referendaram a pauta emergencial de SMS e as mobilizações para pressionar a empresa, a FUP e a FNP reuniram-se nesta quarta, 13, para discutir um calendário unificado de luta.

 

Com o objetivo de envolver toda a categoria nas mobilizações, engajando tanto as unidades da Petrobrás, quanto as das subsidiárias, o movimento sindical petroleiro está convocando uma Jornada Unificada de Lutas para a próxima semana, entre os dias 18 e 22 de novembro. As duas federações definiram ainda que 21/11 será o Dia Nacional de Luta em todo o Sistema Petrobrás.

 

Como a FUP e a FNP reforçaram nas assembleias, a mobilização é fundamental para pressionar a gestão a avançar nas negociações, fortalecendo a pauta da categoria por saúde e segurança e por uma PLR justa, que leve em conta o lucro e os resultados de todo o Sistema Petrobrás, sem discriminar os trabalhadores das subsidiárias, nem os que estão abaixo do piso.

 

Além disso, a Jornada Unificada de Lutas acontece em um momento em que a classe trabalhadora está mobilizada para acabar com a escala semanal de trabalho 6×1 e contra o arrocho fiscal no orçamento federal, o que prejudicará os trabalhadores e a população, ameaçados por redução de direitos e cortes nas políticas públicas.

 

A redução de jornada sem redução de salário, bem como o fortalecimento das políticas públicas, são bandeiras históricas dos movimentos sindical e social, que a categoria petroleira sempre abraçou. Os trabalhadores que prestam serviço no Sistema Petrobrás, além de estarem mais expostos às condições precárias de SMS, são também impactados diretamente pela escala 6×1, o que reforça a importância de uma luta unificada por condições dignas e seguras de trabalho.

 

A FUP e a FNP, portanto, reforçam o chamado a todos os petroleiros e petroleiras do Sistema Petrobrás para somarem esforços na Jornada Unificada de Lutas, entre os dias 18 e 22 de novembro. Fiquem atentos aos comunicados dos sindicatos e vamos juntos fortalecer as mobilizações e pressionar a Petrobrás e as subsidiárias para que avancem no atendimento das pautas da categoria.