Aos Companheiros da Bacia de Campos

O Sindipetro-NF parabeniza os companheiros das 26 plataformas que, neste sábado, demonstram força e união na realização da Operação Padrão, em protesto pela volta do pagamento da Dobradinha, pelo cancelamento das punições da Greve e por avanços nas negociações da Campanha Reivindicatória.

São as seguintes as unidades participantes: P-07, P-09, P-12, P-15, P-18, P-19, P-20, P-27, P-31, P-32, P-35, P-37, P-38, P-40, P-47, P-48, P-50, P-52, P-54, P-65, PCH-1, PCH-2, PCP-1, PCP-2/3, PNA-2 e PPG-1. Juntas, elas aprovaram o indicativo de mobilização por 671 votos a favor, 32 contrários e 14 abstenções.

Estes valorosos companheiros enfrentam a coação das chefias que, desde a véspera, se mostravam nervosas em relação ao “presentinho” que os trabalhadores preparavam para a empresa. E, se agora já tiveram motivos para preocupações, devem se preparar para perder mais noites de sono, pois novos “presentes” virão se a empresa não atender às reivindicações dos petroleiros.

Um outro aspecto importante desta Operação Padrão é chamar a atenção para as reais condições de insegurança nas quais atuam os trabalhadores. Ao “contribuir” com a “continuidade operacional” no dia-a-dia das suas atividades, muitos petroleiros acabam por descumprir procedimentos que apenas são devidamente observados quando acontecem os acidentes. Nessa hora, o gerente lembra que havia procedimento para determinada tarefa e tenta imputar ao trabalhador a culpa pelo seu descumprimento.

O sindicato lembra ainda que esta estratégia de utilizar mobilizações com intensidade crescente na Campanha Reivindicatória já deu resultado em outros momentos e é uma fórmula que atende a alguns propósitos: demonstra que os trabalhadores não têm intenção de empreender radicalismos gratuitos, mas apenas respondem gradativamente à intransigência da empresa; serve ainda para promover o aquecimento progressivo da categoria para, caso necessário, chegar a uma greve por tempo indeterminado de fato vitoriosa; e, além disso, promove o desgaste das gerências, por ter que contornar diferentes formas de mobilização em momentos diferentes.

Como esperado, no entanto, mais uma vez a Petrobrás jogou sujo. Novamente a empresa embarcou seu pelotão de pelegos e tentou impactar o movimento com a retirada das plataformas, neste período, de alguns militantes, sob a justificativa de que deveriam fazer um suposto treinamento, repentinamente convocado. Diretores do sindicato, junto a 16 trabalhadores atingidos pela inesperada convocação, fizeram um ato na antessala da gerência geral da Bacia de Campos na sexta, 16, para reivindicar respeito ao que prevê o regime de embarcado.

Os petroleiros também tiveram que enfrentar, no início da noite de ontem, um estranho episódio de invasão na página do sindicato na internet. O site da entidade foi “derrubado” e, em lugar da home, apareceu a imagem de um animal e um texto em inglês com ameaças. O suporte técnico do Sindipetro-NF conseguiu recolocar a página no ar no final da noite. A entidade monitorou os IPs que acessaram o site no período e vai tentar identificar o autor ou autores da invasão para tomar a devida medida judicial.

Finalmente, o sindicato chama à reflexão os trabalhadores de plataformas que não participaram do movimento, assim como os petroleiros da base de Cabiúnas — que recusaram o indicativo. Nos momentos críticos, é importante superar as diferenças e garantir a unidade no encaminhamento, deixando para os fóruns adequados, como seminários e reuniões setoriais, o confronto de posições.  O sindicato espera que estes companheiros se somem aos militantes nas próximas manifestações, para que se preserve uma das mais importantes tradições dos petroleiros: a sua força e organização.

O sindicato avalia que a Operação Padrão de hoje foi um sucesso. Passo importante na luta petroleira, este movimento contribuiu para que a Petrobrás perceba que não pode brincar com os direitos dos trabalhadores, duvidar da sua capacidade de reação às suas atitudes antissindicais e manter sua intransigência nas negociações.

Sigamos na luta.

Saudações sindicais,