Vazamento de gás no trecho do GASCAB III em Barra do Furado

O trecho do Gascab III em Barra do Furado voltou a operar na última terça, 4. Na quinta, 6, ocorreu vazamento de gás com risco de incêndio pelo anel de vedação do tampão do canhão recebedor.

O canhão recebedor do gasoduto foi pressurizado sem a substituição do anel, que estava danificado. A necessidade de troca do anel de vedação já era conhecida antes da parada do gasoduto, que aconteceu na sexta, 31. Nesse dia, representantes do sindicato estiveram acompanhando o isolamento das linhas condenadas por corrosão.

O vazamento foi controlado com isolamento do canhão, feito por um operador que estava no local naquele momento. Para o Sindipetro-NF, esta é mais uma prova de como a Transpetro trata os riscos de acidentes. Este novo caso só não resultou em uma situação mais grave por mero acaso.

Para o sindicato, medidas preventivas deveriam ter sido tomadas. A entidade vai questionar a Transpetro por mais esse descaso com as condições de segurança.