Transpetro passou informação errada para o Ministério do Trabalho

No dia 8 de julho, o Sindipetro-NF encaminhou uma denúncia à DRT de que havia risco grave e eminente de rompimento da linha no GasCab III em Barra do Furado durante a operação.

Nessa denúncia o sindicato alertava que um técnico de inspeção da própria Transpetro alertou para o risco desde 12 de maio de 2009 e até o dia 8 de julho. Hoje, 24 de julho quase dois meses depois os equipamentos continuavam operando.

No dia 9 de julho a DRT solicitou o relatório de inspeção à Transpetro.

Após essa denúncia a DRT se reuniu com a Transpetro no Rio de Janeiro e representantes da empresa garantiram que não havia risco, porque a parte da linha com problema encontra-se isolada do sistema. Porém, não apresentou um relatório de inspeção que havia sido exigido pela DRT.

Hoje, 24, o Sindipetro-NF obteve a informação que a Transpetro passou informação errada para o Ministério do Trabalho, pois as linhas estão interligadas ao sistema por válvulas que apesar de fechadas dão passagem ao gás, fazendo com que parte da linha condenada (com corrosão) esteja cheia de gás. Além disso, o fluxograma apresentado à DRT, não registra uma das interligações existentes no local.

Para o Sindipetro-NF, há um risco grave e eminente de ocorrer um acidente prejudicar a segurança operacional, integridade das instalações e pessoas. O sindicato informará novamente à DRT para que suspenda a operação no local.