Aos Companheiros da Bacia de Campos

Aos companheiros da Bacia de Campos

Neste Dia Primeiro de Maio, além de comemorar a participação nas históricas lutas da classe trabalhadora em todo o mundo, se solidarizando a todos os que se mobilizam contra a exploração e a opressão do trabalho, os petroleiros do norte fluminense têm um marco em especial para celebrar: como um dos resultados da greve de março passado, a categoria volta a receber, em mais um feriado, o pagamento do extra-turno, a Dobradinha.
            Para o Sindipetro-NF, este é um dia para servir de referencial para a luta pela retomada do pagamento dobrado de todos os feriados, como acontecia antes do direito ter sido vendido, em 1998, no cenário de busca agressiva pela retirada de direitos, na famigerada era FHC.
            Os petroleiros daquela geração, contrariando indicativo do NF, tiveram que acatar resultado da maioria das assembleias, que vendeu a Dobradinha. Este, no entanto, era um direito que não apenas os pertenciam, mas também às gerações futuras. Foi uma decisão infeliz, que a categoria trabalha para reverter.
            Assim como vem fazendo com várias heranças malditas de FHC, o movimento sindical petroleiro encampa agora a luta reversão de um equívoco do passado. Foi com mobilização que foram eliminadas a diferenciação dos novos, foi conquistada a anistia para os demitidos, anistiados os dias de greve, entre outras reparações a ataques sofridos. E será com mobilização que reconquistaremos a Dobradinha.
             A conquista do pagamento do feriado de hoje foi uma das grandes vitórias da greve, por ter aberto o precedente de um debate que a Petrobrás considerava “superado”. Os petroleiros devem comemorar este feito, e manter-se unida na luta pelo restabelecimento de um direito que jamais poderia ter sido abolido.
            Ao lembrar esta vitória e esta nova luta que se coloca, o Sindipetro-NF parabeniza a todos os companheiros petroleiros por este dia, lembrando que a união e a mobilização é que fazem desta categoria um orgulho para o povo brasileiro.

Saudações sindicais

Diretoria Executiva do Sindipetro-NF