Sindipetro-NF promove celebrações pela Consciência Negra em Macaé

O Sindipetro-NF realiza, nos dias 18 e 19 de novembro, uma programação especial em celebração ao Mês da Consciência Negra, com atividades culturais, rodas de conversa e apresentações artísticas que destacam a luta, a memória e a resistência do povo negro.

De 17 a 19 de novembro, o público poderá prestigiar a exposição de quadros do artista Bernardo Beraldino, cuja temática central é a escravidão e suas marcas na sociedade contemporânea. Bernardo Beraldini é artista visual nascido e criado em Macaé (RJ). Seu trabalho explora temas ligados à consciência negra, africanidade e ancestralidade, valorizando a memória e a identidade do povo negro. Por meio de pinturas e instalações, utiliza materiais simbólicos que expressam força, resistência e espiritualidade, transformando a arte em um instrumento de reflexão e afirmação cultural.

No dia 18 de novembro (segunda-feira), a atividade será em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial de Macaé.  O auditório do Sindipetro-NF será palco da roda de conversa “Escrevivências Negras: memória e resistência – Encontro de escritores negros”, que acontece das 18h às 21h. O evento contará com a presença dos escritores Mestre Lago, T. Costa e Raila Maciel, sob mediação da jornalista Conceição de Maria Rosa.

Já no dia 19 de novembro (terça-feira), a programação continua com a peça teatral “CaruKango”, que será encenada às 19h, seguida por uma roda de conversa com o diretor da peça, Ademir Martins. Em seguida, às 21h, na área externa haverá show da banda Só Samba, comandada pelo cantor Merica, com as participações especiais de Ellen Chaffin e Jo Wilme, encerrando as comemorações com muita música e celebração da cultura afro-brasileira.

Os interessados em participar das atividades do dia 19 devem se inscrever antecipadamente pelo link disponível nas redes sociais do Sindipetro-NF.

SERVIÇO: 

Local: Sindipetro-NF – Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257 – Centro, Macaé
Dias: 18 e 19 de novembro
Horários: A partir das 18h
Atividades gratuitas e abertas ao público.