Da Imprensa da FUP
O Sindipetro Caxias informou que ocorreu um acidente na madrugada de ontem (23) com o tanque 513 da Reduc, que vazou um produto ainda não identificado, após ter sofrido uma implosão. Segundo o sindicato, a área onde o tanque fica localizado está isolada e os trabalhadores não estão tendo acesso. O coordenador do Sindipetro Caxias e diretor da FUP, Simão Zanardi, informou que o acidente ocorreu após o ingresso das equipes de contingência que assumiram a refinaria no domingo (22). O Grupo A, que ingressou às 15h30 de domingo na Reduc, continua sendo mantido na refinaria.
O Sindipetro Caxias solicitou uma reunião com a gerência da Reduc para cobrar esclarecimentos sobre o ocorrido, assim como informações sobre o produto que vazou e suas consequências.
A FUP vem denunciando os riscos inerentes às equipes de contingência utilizadas pela Petrobrás para impedir o controle da produção pelos grevistas e sindicatos. Essas equipes expõem ainda mais a riscos os trabalhadores e as comunidades próximas às unidades operacionais, assim como aumentam a possibilidade de ocorrer acidentes ambientais. Além de formadas por gerentes e supervisores, que não são operadores, essas equipes atuam com efetivos abaixo do que é considerado seguro.