Petroleiros das Plataformas: Participe da Assembléia na sua unidade

Participe da Assembléia na sua unidade

Começaram hoje as assembléias para votar indicativos sobre o tema mais importante para os petroleiros: a segurança e a saúde no local de trabalho

Os petroleiros do Norte Fluminense iniciam hoje assembléias para avaliar indicativos do Sindipetro-NF sobre a área de segurança. Para o sindicato, este é principal problema enfrentado pela categoria, e merece atenção especial dos trabalhadores. O retorno das atas acontece até às 12h desta segunda, 17.
A entidade indica a aprovação de boicote dos petroleiros à Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) da UN-BC. Depois da greve de julho, quando gerências mantiveram plataformas em funcionamento mesmo sem atendimento das condições de segurança, a empresa perdeu a moral para falar em prevenção de acidentes com os trabalha-dores.
“O Sindipetro-NF tem participado da Sipat nos últimos anos, por entender que a feira tem o aspecto positivo de conscientizar sobre a necessidade da prevenção dos acidentes, ainda que já apresentasse um ar de propaganda que não combinava muito com a prática da empresa. Agora, esta distância entre a teoria e o comportamento da companhia ficou ainda maior, depois da greve e do caso PRA-1. Não poderíamos participar da Sipat como se nada tivesse acontecido”, explica José Maria Rangel, coordenador geral do NF.
Outro indicativo do sindicato é o de realização, em cada unidade, de um minucioso relatório com pendências na área de segurança e habitabilidade. Produzir este registro é fundamental para cobrar a resolução de problemas e para produzir provas que identifiquem a responsabilização de gestores em caso de acidentes.
Para o sindicato, os petroleiros precisam demonstrar capacidade de mobilização para os temas de segurança, tanto quanto demonstram quando estão em questão assuntos ligados a conquistas financeiras. Mais importante que o dinheiro é a vida e a saúde.

NF recebe informação de que Petrobrás tem verba para fura-greve

O Sindipetro-NF recebeu, de diferentes fontes  a informação de que a Petrobras tem uma verba separada para concessão de níveis de promoção para os trabalhadores que furaram a greve da categoria em julho deste ano.
O sindicato condena com veemência tal prática, e considera que esta atitude premia o comportamento irresponsável dos que mantiveram plataformas em funcionamento sem condições de segurança, além de afrontar o direito de greve, discriminando petroleiros que o exerceram.
Resposta é a mobilização
Esta atitude confirma a necessidade de mobilização dos trabalhadores, com a realização, a partir de hoje, de assembléias nas plataformas para avaliação dos indicativos do Sindipetro-NF de boicote à Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) e de elaboração de um relatório, por unidade, sobre as pendências nas áreas de segurança e habitabilidade.