Primeira reunião do Conselho Deliberativo da FUP debaterá propostas do movimento sindical para o novo marco regulatório do setor petróleo

O Conselho Deliberativo da FUP terá a sua primeira reunião na próxima segunda-feira, 25, tendo como pauta específica as propostas do movimento sindical petroleiro para o novo marco regulatório do setor petróleo. O XIV Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros aprovou no dia 03 de agosto mudanças importantes no estatuto da FUP. Uma delas é a transformação do Conselho Consultivo em Conselho Deliberativo, ou seja, os sindicatos filiados à Federação passam a ter a prerrogativa de formular políticas e definir ações a serem implementadas pela direção da FUP. Portanto, esta será uma reunião histórica do Conselho, pois, além de ser a primeira, também irá deliberar sobre um tema de extrema relevância para a sociedade brasileira.

A FUP e a CUT já apontaram em seus fóruns deliberativos que os trabalhadores devem intervir na construção do novo marco regulatório, envolvendo toda a sociedade neste debate, de forma a garantir que as mudanças na legislação do setor sejam no sentido de garantir a soberania energética do país, o controle estatal sobre as reservas de petróleo e gás e a utilização das riquezas em benefício da população. A FUP historicamente tem lutado pelo fortalecimento da Petrobrás enquanto empresa pública e pelo controle social das riquezas geradas pelo petróleo brasileiro. Estes são alguns dos eixos que irão ser debatidos na segunda-feira, 25, pelos sindicatos filiados à Federação.

O Conselho Deliberativo da FUP é composto pelos 15 diretores da Executiva Nacional da Federação e mais um representante de cada sindicato filiado. As assessorias da FUP acompanharão a reunião do Conselho, apresentando estudos que auxiliarão na construção das propostas do movimento sindical petroleiro para o novo marco regulatório do setor petróleo.