Sindicato vai denunciar casos a DRT. Gerentes de P-15 e P-23 também atentam contra a segurança dos trabalhadores

O sindicato recebeu denuncia dos trabalhadores de P-15 e da P-23 de que os gerentes estão liberando serviços sem a assinatura dos Técnico de Segurança e expondo trabalhadores ao risco.

Na P-23 a operação de WIRE-LINE com motor a explosão (PT de serviço à quente) está sendo liberada pelo Geplat Carlos Alberto Ferreira Moura sem a RAS (Recomendações Adicionais de Segurança) e sem a assinatura  do Técnico de Segurança. Situação que expõe ao risco e contraria normas de segurança da Petrobrás.

Na P-15 os trabalhadores denunciaram uma série de situações em que a segurança dos trabalhadores está sendo colocada em segundo plano, são elas:

Em 05/07 houve uma espécie de explosão no flange da linha a jusante da PV-210 que encontrava-se aberta devido a retirada do spool. No entanto, não houve comunicação a força de trabalho sobre o ocorrido e até o momento não houve abertura de RTA para apurar os fatos. A parada de produção não foi programada e nem devidamente planejada em tempo hábil.

Em 07/07 ocorreu uma explosão dentro do hood do TC. No entanto, foi solicitado pela Coordenação de Produção que fossem liberadas PT´s para reoperacionalizar o TC, sem que houvesse sido apurado o ocorrido e sem que houvesse sido substituído o pressostato que falhou. Não houve comunicação a força de trabalho sobre o ocorrido e até o momento não houve abertura de RTA para apurar os fatos.

No mesmo dia 07/07 foram realizados trabalhos de mergulho com emissão da PT sem a RAS e sem assinatura do profissional de Segurança do Trabalho, tendo sido liberada pelo Coemb como operador da área e o Suprod como co-emitente.

Para o sindicato o grande número de gerentes atentando contra a segurança dos trabalhadores indica que a oreintação parte de esferas superiores. Todos os gerentes que estão adotando esta prática serão denunciados e responsabilizados pelo risco que estão submetendo os trabalhadores. A DRT também será comunicada.