Mobilização pelo dia de desembarque continua!

Aos companheiros da Bacia de Campos

Iniciada em 5 de maio, a mobilização por uma proposta justa para o Dia de Desembarque completará um mês nesta semana. É justamente neste momento que acontece, portanto, a troca da quinta turma nas unidades. Isso significa que, na grande maioria das plataformas, todos os grupos estão realizando a manifestação, numa mostra inequívoca da força da categoria.

E a mobilização vai continuar, enquanto a Petrobrás não apresentar uma proposta que atenda aos trabalhadores. Como historicamente fazem, os petroleiros estão apenas exercendo o direito à mobilização, como prevê, inclusive, a Lei de Greve, quando afirma:

“Artigo 1º – É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

Parágrafo único – O direito de greve será exercido na forma estabelecida nesta Lei.

Artigo 2º – Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador.”

O sindicato esclarece que a mobilização que está sendo realizada — de não trabalho no dia do desembarque, que foi intensificada com a paralisação de PT´s durante as 24 horas deste dia —, somente paralisa parcialmente a prestação individual de serviços e não compromete as necessidades inadiáveis da população. Por isso, a entidade não comunicou a Petrobrás a realização do movimento com 72 horas de antecedência. Somente o fará se for necessário.

Se este impasse continuar, o Sindipetro-NF fará indicativos cada vez mais incisivos. A categoria merece respeito, e não pode ser tratada com este misto de enrolação e ameaça. Novas formas de mobilização podem até culminar em uma Greve com parada de produção.

Enquanto isso é muito importante que todos os trabalhadores participem do movimento, informem ao NF as suas ações na mobilização e denunciem casos de punições e ameaças exercidas por gerências e coordenações. Além de não se deixar influenciar por boatos e contra-informação, lembrando sempre quem informa à categoria é o sindicato e quem informa ao sindicato é a categoria.

Sigamos na luta!

Saudações sindicais!

Diretoria Executiva do Sindipetro-NF

Macaé, 01 de junho de 2008.