FUP repudia manifestação de nudez realizada por sindicatos dissidentes

A direção colegiada da Federação Única dos Petroleiros repudia a equivocada manifestação de nudez realizada por meia dúzia de supostos aposentados da Petrobrás e dirigentes sindicais em frente ao edifício-sede da empresa, na quinta-feira, 25. A FUP esclarece que não teve qualquer participação neste lamentável episódio, realizado por representantes de sindicatos que não são filiados à Federação.

O ato sensacionalista de nudez que marcou o protesto feito por essas pessoas não condiz com a prática sindical da categoria e fere a história de luta e respeito que os trabalhadores do Sistema Petrobrás construíram coletivamente ao longo das últimas décadas. Mesmo nos mais difíceis enfrentamentos realizados pelos petroleiros, as direções sindicais sempre foram coerentes e responsáveis em suas mobilizações e manifestações públicas. Nas greves com parada de produção, nas condenações arbitrárias do Tribunal Superior do Trabalho, nas demissões e punições realizadas pelos governos neoliberais e autoritários, a FUP e seus Sindicatos jamais expuseram os petroleiros a constrangimentos, como fizeram agora meia dúzia de supostos aposentados e dirigentes sindicais em uma manifestação infundada e sem eco perante a categoria e a sociedade brasileira.

Portanto, em nome dos trabalhadores do Sistema Petrobrás, a direção da FUP enfatiza que a atitude insana destas pessoas foi uma manifestação isolada, que, teve repercussão negativa entre os trabalhadores. A Federação Única dos Petroleiros lamenta profundamente a ofensa e o ridículo a que foram expostos os trabalhadores do Sistema Petrobrás e torna a ressaltar que não são essas as práticas sindicais da nossa categoria.

Federação Única dos Petroleiros, Sindipetro Norte Fluminense, Sindipetro Unificado do Estado de São Paulo,Sindipetro Duque de Caxias, Sindipetro Rio Grande do Sul, Sindipetro Paraná/Santa Catarina, Sindipetro Minas Gerais, Sindipetro Espírito Santo, Sindipetro Pernambuco/Paraíba, Sindipetro Rio Grande do Norte, Sindipetro Ceará, Sindipetro Amazonas, Sindipetro Rio Grande e Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia