Dia para discutir comunicação da FUP

Coordenador do NF e diretor de Imprensa da FUP, José Maria Rangel, falou na abertura do encontro

Durante todo o dia de hoje, diretores e assessores de sindicatos petroleiros filiados à FUP (Federação Única dos Petroleiros) participaram do Encontro Nacional de Comunicação. O objetivo foi discutir propostas para melhorar a comunicação da Federação com os trabalhadores.

Pela manhã, os participantes assistiram palestras do presidente da Agência Carta Maior, Joaquim Palhares, e da professora e pesquisadora da USP (Universidade de São Paulo), Roseli Figaro.

Depois de ter feito um histórico das próprias lutas dos petroleiros e da trajetória da Agência Carta Maior, Palhares lançou várias provocações para reflexão dos dirigentes e assessores sindicais participantes do evento. Entre as provocações está a de que “eles [da direita] não vêem a hora de botar a mão na Petrobras e passar a régua. E nós vamos ficar discutindo comunicação interna”.

“É um profundo equívoco discutir a comunicação de vocês. É um erro. Vocês têm que ampliar a luta de vocês. Não adianta convencer quem já está convencido. A luta não é por grana, é por crianças, pelos índios, pelos que ganham uma miséria, pelos demais trabalhadores”, disse Palhares.

Para a pesquisadora Roseli Figaro “precisamos acabar com a idéia de que as pessoas não têm poder nenhum e são os veículos de comunicação que têm. Comunicação é um processo que se dá no cotidiano. Precisamos atuar neste processo”.

Segundo ela, além de melhorar as suas formas de comunicação através das mídias convencionais, é importante cuidar da manutenção face a face. “Comunicação é fazer sentido. Quando falamos para os petroleiros, falamos a um universo que faz sentido para ele. Colega de trabalho é tão importante quanto o boletim. Diretor estar na base e fazer a comunicação inter-pessoal é essencial. Não existe mídia mais avançada que o aparelho fonador”, disse Figaro.

Novo Primeira Mão
Na parte da tarde, uma dinâmica permitiu uma rodada de intervenções de vários representantes dos sindicatos. A proposta foi a de oferecer sugestões das entidades para implementar mudanças na comunicação da FUP.

Resultados de uma pesquisa realizada pela Assessoria de Imprensa da FUP, junto aos sindicatos, foram apresentados. Além disso, a assessoria mostrou uma primeira versão do que poderá ser o novo Boletim Primeira Mão, que ainda será discutido pela direção da Federação.