XVI Confup começa dia 14 com debates políticos e resgate dos 21 anos de lutas da FUP

Primeira Mão 1148 – Entre os dias 14 e 17 de agosto de 2014, a FUP realiza em Natal (RN) o seu 16º Congresso Nacional, que marcará os 21 anos de existência da entidade. O evento deve reunir cerca de 400 trabalhadores, entre delegados, observadores, convidados e assessorias. Com o tema “FUP, 21 anos de lutas: sem retrocesso, pelo Brasil e pelos trabalhadores”, o Congresso debaterá temas das atuais conjunturas política e econômica do país, reivindicações que permearão a campanha salarial da categoria, agendas de luta e também elegerá a nova direção colegiada da FUP para o período 2014/2017.

O XVI Confup acontece em um momento decisivo para as lutas da classe trabalhadora brasileira, já que a disputa eleitoral em curso confronta dois projetos políticos antagônicos que definirão os rumos do país. Os petroleiros sempre se posicionaram em defesa do projeto popular democrático iniciado pelo presidente Lula e que vem tendo continuidade no governo Dilma. Esse é um dos debates que nortearão o Congresso Nacional da FUP, cuja programação completa pode ser acessada no portal da Federação.