Especial do Brasil de Fato discute 50 anos da Globo

Neste domingo, 26, a TV Globo completa 50 anos e terá uma programação especial comemorativa. A emissora carioca tem aproveitado a celebração para reforçar o discurso de auto-legitimidade, enaltecendo seus feitos no jornalismo e na dramaturgia.

O contraponto, no entanto, está sendo feito pelos movimentos sociais, que apontam a participação da TV na Ditadura Civil-Militar brasileira e na criminalização de protestos do campo da esquerda.

O jornal Brasil de Fato publicou um especial com entrevistas, matérias e artigos sobre o significado deste meio século da emissora. Confira nos links abaixo:

Entrevistas

“A Globo é a responsável pelo não aprofundamento da democracia no Brasil” – Por Rafael Tatemoto

Confira a entrevista com Laurindo Lalo Leal Filho, professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Para ele, “a Rede Globo quer o monopólio total, o controle absoluto das ideias, informações e valores que circulam no país e, por isso, utilizam todos os recursos para que a liberdade de expressão seja uma liberdade controlada por eles”. (leia mais)

Matérias

“Movimentos promovem ações para ‘descomemorar’ aniversário da TV Globo” – Da Redação

Na semana do dia 26 de abril, uma série de atos e debates por todo o país irão questionar o papel da empresa na história política do Brasil, as suspeitas de sonegação de seus impostos e a barreira que ela impõe para a democratização da comunicação (leia mais).

“50 anos da Globo: Dez razões para descomemorar” – Por Angela Carrato

Nunca a audiência da TV Globo, centro do império da família Marinho, esteve tão baixa. Além disso, no dia 1º de abril aconteceram atos em prol da cassação da concessão da emissora em diversas cidades brasileiras. Os protestos vão continuar e existem pelo menos 10 razões para que os setores comprometidos com a democratização da mídia não tenham nada a comemorar neste cinquentenário (leia mais).

Memes

Manifestações nas redes e nas ruas

Movimentos sociais, organizações políticas, coletivos de comunicação e de juventude estão articulados para “descomemorar” os 50 anos da Rede Globo em manifestações por todo o país. Confira aqui os memes que estão circulando pelas redes sociais.

A verdade é dura: a Globo apoiou a Ditadura

Vídeo que circula pelas redes sociais expõe o apoio da rede Globo ao Golpe de 1964 e compara a atuação da emissora naquela época com os dias atuais.