Delegadas do NF definem a importância de fazer diariamente a luta dentro da luta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Esse ano, a categoria petroleira do Norte Fluminense teve três delegadas  mulheres ao V PLenafup. O aumento da bancada em relação à última Plenária foi de 30%. Conceição de Maria, Ilma de Souza e Marlene Rosário foram as delegadas eleitas.

A diretora do Sindipetro-NF e delegada à Plenária, Conceição de Maria, considera que foi um avanço a definição da cota de 17% de mulheres que ampliou a participação. ” A cota é um avanço, mas precisamos investir também em infraestrutura como espaços para creches e alojamentos apropriados para as mães que necessitem trazer seus filhos” – sugere Conceição.

Ilma de Souza afirma que, a medida que são estabelecidas as cotas, os dirigentes ficam interessados em trazer as mulheres, mesmo assim considera ainda o ambiente agressivo.”Acho que no ambinete sindical, não deveria existir o machismo, porque acreditamos que esse ambiente seja composto de pessoas que defendem bandeiras ligadas aos direitos humanos” – afirmou Ilma.

Pela primeira vez, Marlene Rosário está participando de uma plenária dos petroleiros. Para ela é necessário investir e trazer a mulher jovem, que é mãe. Considera muito importante participar desses fóruns com companheiras com mais experiência, que dão apoio no momento das discussões e no funcionamento do plenário. Convencer a mulher a estar nesses fóruns é a luta dentro da luta dos trabalhadores. Sentiu falta de debates voltados para a questão racial e sugere que nos próximos, a organização inclua esse tema.

Outra sugestões das delegadas é que nas mesas de debate tenham mais mulheres debatedoras. “Isso incentivaria a participação da mulher, que passa a se ver empoderada” – concluiu Conceiçao. As três foram unãnimes em sugerir que haja mais formação política como uma forma de ampliar a participação.

 

Cipistas

Todas as delegadas, também são cipistas em sua base que é Imbetiba em Macaé. Ilma de Souza foi eleita no dia 18 de junho, vice-presidente da Cipa de Imbetiba, após uma vacãncia no cargo.