Carta de Conselheiro de Administração, Deyvid Bacelar, alerta sobre novo momento na Petrobrás

O representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás publicou em seu blog uma carta aos trabalhadores prestando contas da última reunião realizada no dia 26 de junho. Deyvid fala sobre desinvestimentos, venda de ativos e corte e despesas com pessoal e chama categoria à unidade. Veja a íntegra da carta abaixo:

Chegou a hora de nos unirmos e reinvidicarmos os nossos direitos

Companheiras e companheiros,

A Petrobrás está passando por um dos momentos mais complexos e difíceis dos últimos 20 anos. A estatal vem sendo bombardeada de todas as formas, diariamente, onde os petroleiros da ativa, aposentados e terceirizados, também sofrem com esses ataques.

Na última reunião do Conselho de Administração, no dia 26 de junho, foram aprovadas algumas decisões, mesmo com o nosso voto e posicionamento contrários. É a confirmação de uma nova realidade para Petrobrás e todos nós!

Os principais pontos discutidos foram:

1- Redução dos investimentos da empresa entre 2015 e 2019 no montante de mais de 76 bilhões de dólares, o que compromete o desenvolvimento da empresa no médio e longo prazo, bem como a geração de emprego e renda e a economia no país;

2- Redução de mais de 13 bilhões de dólares com despesas de pessoal próprio e terceirizado, que pode significar milhares de demissões de trabalhadores terceirizados e retirada e/ou rebaixamento de direitos dos próprios, como: AMS, Benefício Farmácia, Petros, avanço de nível e promoção automáticos, PLR, mudanças de regimes de trabalho, entre outros;

3- Venda de ativos da Petrobrás no Brasil e fora do país, que podem totalizar cerca de 57 bilhões de dólares, entre 2015 e 2019, que na prática significa a privatização branca de uma parcela significativa da empresa.

Entre esses ativos, como prioridade para a venda entre 2015 e 2016, estão todos os campos maduros de produção da estatal em terra e mar.

Diante da atual conjuntura, é hora de nos juntarmos – categoria Petroleira, FUP e seus sindicatos, Metalúrgicos, CNM, trabalhadores da construção civil e montagem, CONTICON, químicos e petroquímicos, CNQ, e iniciarmos uma forte luta em defesa da Petrobrás, da classe trabalhadora, empregos, dos nossos direitos e do PRÉ-SAL que também é patrimônio do povo brasileiro. Seremos a linha de frente na defesa contra esses ataques e contra aqueles que buscam se aproveitar do momento para se apropriar de uma riqueza que pertence ao povo brasileiro.

Nos próximos dias, estaremos encaminhando as primeiras ações e iniciando a nossa luta contra esse absurdo. Contamos com cada um de vocês, para juntos defendermos a Petrobrás e evitarmos o retrocesso na empresa e em nossas vidas.

Defender a Petrobrás, é defender o Brasil!

Um forte abraço,

Deyvid Bacelar