Escritor e lutador pela comunicação dos trabalhadores Vito Giannotti falece no Rio de Janeiro

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do ex-metalúrgico, jornalista, escritor e professor Vito Giannotti, ontem, 24, em sua residência no Rio de Janeiro. Um lutador em defesa da comunicação popular e da classe trabalhadora como instrumento fundamental na disputa de hegemonia.

De origem italiana, o apaixonado pelo Brasil, Vito Giannotti  fundou o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) no início da década de 90, com sua companheira Cláudia Santiago. Através do NPC, percorreu oos sindicatos e organizações do país formando trabalhadores sobre a a importância o uso da comunicação das disputas com o capital.

Na juventude, trocou a Faculdade de Filosofia pelo ofício marítimo e nos anos 60 fixou-se no Brasil, trabalhando como metalúrgico, em São Paulo. Lutou contra a ditadura militar e, como tantos que militaram naquela época, foi preso várias vezes – pelo Exército, pelo Dops e pela Polícia Federal. Nas lutas diárias como metalúrgico forjou a sua militância sindical no Brasil e descobriu a importância de uma comunicação alternativa, popular, voltada para os interesses dos trabalhadores.

No início da década de 90,  fundou com sua esposa Claudia Santiago, o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e passou a dar cursos e fazer palestras em diversas partes do país, a convite de sindicatos e associações de classe.

O NF informará o local do sepultamento, assim que tiver maiores informações.