NF entrará com denúncia no STF contra Renan Calheiros

O Sindipetro-NF entrará no início da próxima semana com denúncia no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o presidente do Senado, Renan Calheiros. No último dia 24, o senador desobedeceu habeas corpus obtido pela entidade que permitia a entrada de diretores sindicais no plenário da Casa, durante a votação do projeto que retira da Petrobrás a condição de operadora única do pré-sal.

As galerias do Senado foram fechadas no dia da votação. Mesmo com a apresentação do habeas corpus, o senador não autorizou a entrada dos sindicalistas.

Para a diretoria do NF, a postura de proibir os cidadãos de entrarem na “casa do povo” teve como único objetivo impedir a pressão popular contra o PLS 131, fazendo com que os senadores entreguistas pudessem votar a venda do pré sal sem nenhuma vergonha ou constrangimento.

[Renan Calheiros, no dia da votação do PLS 131 no Senado, fala aos jornalistas / Foto: Jane de Araújo/Agência Senado]