Diretor do NF integra delegação brasileira em evento trabalhista no Uruguai

Da Imprensa do NF, com informações da CTB

Sindicalistas de todo o continente americano se reúnem a partir desta quinta, 31, em Mondevideo, para apresentar as realidades trabalhistas dos seus países, durante o 7º Encontro Sindical Nossa América (Esna), que ocorrerá na capital uruguaia até 3 de abril. O diretor do Sindipetro-NF, Norton Almeida, participa do evento como integrante da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

De acordo com a organização do evento, “os recentes acontecimentos políticos em nossa região, principalmente na Argentina, Venezuela e Brasil revelam uma nova contraofensiva da direita contra os processos governamentais progressistas”.

O documento denuncia ainda as ações imperialistas dos Estados Unidos e seus aliados e as investidas na tentativa de oprimir a soberania dos países e povos e exemplifica com os acordos de livre comércio como o Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP, sigla em inglês) e o Acordo de Comércio e Serviço (Tisa).

Segundo o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, o espaço do Esna é muito importante para que o movimento sindical internacional desenvolva ações que promovam a integração latino-americana e caribenha de forma soberana e complementária.

Para ele, neste momento de avanço das forças conservadoras faz-se necessária a resistência popular para que não haja retrocesso nas conquistas alcançadas durante o ciclo de governos progressistas e de esquerda no continente.