Mídia alternativa reúne cerca de 100 ativistas no Rio para debater monopólio da comunicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Barão de Itararé e Imprensa do NF – Nos dia 1 e 2 de abril, o diretor do Sindipetro-NF, Tadeu Porto, participou do III RioBlogProg – Encontro de Blogueiros Progressistas e Ativistas Digitais do Estado do Rio de Janeiro. Tadeu vê a importância do evento como uma forma de fomentar a utilização da mídia de forma mais plural, fazendo o contraponto à mídia tradicional.

Como superar o monopólio dos meios de comunicação no Brasil? Esse foi o pano de fundo do III Encontro Estadual de Blogueiros e Ativistas Digitais do Rio de Janeiro (RioBlogProg) que reuniu cerca de 100 ativistas na sede do Viva Rio no último fim de semana.

O ator Bemvindo Sequeira abriu o evento comparando o 1o. de abril de 1964 com o 1o. de abril de 2016: “A grande diferença é que hoje temos informação. Não dá mais pra dar golpe. Com blogs e a internet as pessoas conseguem saber o que está acontecendo pra além daquilo que falam na televisão”.

O jornalista Miguel do Rosário do blog O Cafezinho enfatizou a importância dos blog na construção de uma narrativa contra hegemônica. “Nosso papel é o de desconstruir o pessimismo cotidiano da mídia”, ressaltou Miguel.

A dirigente do PCdoB, Luana Bonone, buscou demonstrar o equívoco da política de comunicação do governo Dilma Rousseff. “É um absurdo que o próprio governo federal patrocine o monopólio da mídia no país”.

O evento reuniu não apenas blogueiros, mas também rádios comunitárias, TVs Comunitárias e jornais de bairro. “É essa pluralidade e diversidade que garante a força da mídia alternativa no país”, finalizou o cientista político Theófilo Rodrigues.

O evento foi uma etapa preparatória para o Encontro Nacional de Blogueiros que ocorrerá em maio em Belo Horizonte.