Adesão ao Plano Petros 2 começa dia 1º de julho

Atualizada em 26/06/07

O Diário Oficial da União (DOU), publicou neste 26 de junho, a aprovação pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC) do regulamento do Plano Petros 2 (PP2). Com isso, foi cumprida a última instância legal e assim começará a ser oferecido a partir de julho aos empregados sem cobertura previdenciária da Petrobras, BR Distibuidora, Refap, Petroquisa e Petros. A fase de adesão será marcada por uma ampla campanha de esclarecimento e divulgação.

Em relação ao serviço passado, as patrocinadoras assumirão integralmente as contribuições (as partes das empresas e dos participantes do novo plano) correspondentes ao período de ingresso dos empregados, a partir de agosto de 2002. Este serviço passado será pago desde a data de admissão do empregado até a abertura para inscrição no Petros 2. Importante destacar que o serviço passado será pago apenas aos empregados que se inscreverem até 29 de agosto. (Fonte: www.petros.com.br)

Veja as orientações do NF para o serviço passado

A partir do dia 1o de julho estará aberta a adesão ao Plano Petros 2. Conforme anunciado pela Petros, a companhia depositará no Plano por mês, o equivalente a três contribuições do trabalhador. Essa forma de depósito será relativa ao tempo que o empregado entrou na empresa e ficou sem plano, por exemplo:

Considerando a adesão em julho de 2007, se o trabalhador foi admitido em agosto de 2002, contando até 1o de julho de 2007 ele terá 59 meses de serviço passado. A Companhia depositará no Plano Petros 2, três vezes a sua contribuição durante 59 meses, ou seja, até acabar essa pendência.

Para quem por exemplo ingressou na Companhia em 1o de Janeiro de 2007, cosiderando a adesão no dia 1o de julho de 2007 serão depositados no Plano Petros três vezes a sua contribuição  durante seis meses.

O Sindipetro-NF orienta ainda que o trabalhador escolha a maior alíquota relativa a sua idade para que a companhia faça o aporte de três vezes esse valor maior.

Mas atenção, o serviço passado só está garantido para quem aderir até o dia 29 de agosto. Não deixe para esse último dia porque é necessário a assinatura do representante da Petros.

O período relativo ao serviço passado conta da admissão a partir de agosto de 2002 até o mês anterior à data de abertura para adesão ao Plano Petros 2, que é junho de 2007.