Advogado esclarece sobre suspensão da hierarquia durante a greve

Em participação no Plantão de Greve da Rádio e TV NF, que foi ao ar ao vivo na tarde de hoje, o assessor jurídico do Sindipetro-NF, Marco Aurélio Parodi, esclareceu a categoria petroleira sobre a suspensão do contrato de trabalho durante um movimento de greve.

O advogado explica que está suspensa a relação de hierarquia entre chefes e subordinados, mas não as obrigações previstas em legislação trabalhista, como as que se referem à segurança social.

Em um caso de acidente no trabalho, por exemplo, a empresa continuará a ter as mesmas obrigações legais que tem quando a categoria não está em greve.

A orientação do sindicato é a de que os petroleiros façam, a partir das 19h de hoje, uma greve com ocupação e controle da produção. Os trabalhadores, portanto, permanecerão nos seus locais de trabalho e reduzirão a produção ao mínimo necessário à segurança e habitabilidade da própria plataforma — em avaliação feita caso a caso pela comissão de greve de cada unidade.