Aeronave faz “pouso duro” no P-35

Um pouso realizado na sexta, 26, no P-35, um navio FPSO que possui sistema de monitoramento meteorológico para permitir operações com aeronaves. Leia a descrição da ocorrência passada ao sindicato pela gerência de segurança de vôo da Petrobrás:

” Durante aproximação para pouso no heliponto da P-35, seguindo corretamente o procedimento para pouso, a tripulação foi surpreendida por uma rajada de vento turbilhonado, ocasionando uma decida acentuada da aeronave, com toque abrupto do trem de pouso antes do circulo central.
As câmeras de monitoramento do heliponto registraram todo o pouso, confirmando a declaração da tripulação de “pouso duro”, todavia com total controle da aeronave.
Após o retorno a base de Tomé, a aeronave foi submetida a uma inspeção pela equipe de manutenção, com acompanhamento do preposto da Segurança de Vôo, não sendo identificada qualquer avarias em sua estrutura e/ou sistema. “

O sindicato, que ainda não recebeu informações da categoria sobre o caso, vai investigar a ocorrência. Em várias outras ocasiões, o NF recebeu denuncia de que as informações meteorológicas repassadas pelos navios estariam sendo mascaradas por Geplats, na tentativa de realizar as trocas sem atrasos.