Aeronave que transportava trabalhadores offshore quase caiu no mar na tarde de ontem (04)

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma aeronave que transportava trabalhadores offshore, com dificuldades de voo após perder o controle devido ao mau tempo, quase caindo no mar. Segundo informações, se tratava de uma operação de transbordo entre as instalações de Carapeba I e Carapeba II, na tarde desta quinta-feira (04).

O incidente aconteceu no Campo de Petróleo de Pargo, na Bacia de Campos. A aeronave é da Costa do Sol, modelo S76c+, prestando serviço para a empresa petrolífera francesa, Perenco. A reação das pessoas que registraram o momento do ocorrido é de pânico. A princípio, acredita-se que o piloto não estaria enxergando a plataforma devido ao mau tempo.

De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), por conta dos fortes ventos, o helicóptero quase caiu, colocando em risco a vida dos trabalhadores à bordo.

O Coordenador Geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, falou sobre o acontecimento e cobrou que a segurança dos trabalhadores seja prioridade.

“Quase tivemos uma tragédia na Bacia de Campos. Seguimos atentos e cobrando para que nenhum trabalhador ou trabalhadora passe por isso. Qualquer situação como essa, comuniquem ao Sindicato. A saúde e a segurança do trabalhador são prioridade.”

A empresa da aeronave também presta serviço para a Petrobras. Diante do ocorrido, o helicóptero voltou para o aeroporto após quatro tentativas de aterrissagem e retornaram à plataforma posteriormente.

O Sindipetro-NF entrou em contato com a Perenco para saber mais informações, mas não houve retorno até a publicação desta nota.

Caso o trabalhador tenha alguma informação a mais, o sindicato orienta que entre em contato pelo e-mail [email protected].