Amigo dos petroleiros e da democracia, Henfil tem obra relembrada em livro de entrevistas que precisa de apoio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Aberta até o próximo dia 8, a campanha para produção do livro “Sick da Vida” (Editora Noir), com a coleção das grandes entrevistas do cartunista Henfil, precisa do apoio de todos os trabalhadores e trabalhadoras, militantes sociais e admiradores da sua obra para ser viabilizada. A meta é imprimir os exemplares em janeiro e enviar aos apoiadores em fevereiro de 2022.

O cartunista Bira, que produz as charges do boletim Nascente e ilustra a história em quadrinhos Professora Justina e Rebeca, publicações do Sindipetro-NF e da Campanha Petroleiro Solidário, além de participar em diversos outros projetos editoriais sindicais e dos movimentos sociais, destaca a relação de Henfil com a categoria petroleira. É dele a orelha do livro e a caricatura que ilustra a obra.

“Além de cartunista que lutou contra a ditadura, segurou a barra quando toda redação do Pasquim foi presa, participou da fundação do PT, esteve nas mobilizações dos petroleiros em Paulínia no início dos anos 1980 e chegou a fazer um cartum com sua Graúna na parede do espaço de convivência da sede do Sindipetro [São Paulo]. Henfil era um cartunista que estava na luta, ombro a ombro, por democracia, direitos dos trabalhadores e Eleições Diretas”, destaca Bira.

O editor do livro, Gonçalo Júnior, lembra a atualidade de Henfil e o seu papel na residência democrática no Brasil. “O Henfil era um pensador. Ele tinha uma capacidade absurda de ler, de entender o Brasil, que pouca gente tem e que é muito útil hoje. Um cara que implantou a campanha das Diretas, foi um ícone desse processo, criou grandes personagens, Fradim, Zeferino, Bode Orelana, ele criou os mascotes dos times do Rio de Janeiro, é o símbolo de uma época de luta, de resistência, e por tudo isso está mais atual do que nunca”, afirma.

Para apoiar, basta entrar no link da campanha no Cartarse e fazer a opção de participação: https://www.catarse.me/henfil?project_id=146807&project_user_id