Analistas apontam que caminho é Reforma Política

Da Imprensa da FUP – O jornalista Paulo Moreira Leite, articulista do site de notícias Brasil 247, avaliou as manifestações de domingo, 15, como uma clara disputa do Estado. “Não buscam reivindicações específicas. Buscam o poder”, declarou em artigo publicado nesta segunda-feira, 16.

“Sociologicamente falando, foi basicamente uma parcela de eleitores de Aécio Neves que foi para a rua. Eram cidadãos de classe média, em sua maioria. Os mais influentes do ponto de vista social social, econômico e cultural. São cidadãos que têm uma mídia que expressa seus interesses, e acessam um Estado que, do ponto de vista histórico, sempre foi organizado para servi-los”

No site Brasil Debate, artigo do sociólogo Marcelo Zero, alerta que “quem é realmente contra a corrupção não aposta em impeachment, eufemismo para golpe, aposta na Reforma Política”. Para ele “a corrupção se combate com instituições independentes de controle e com a promoção da transparência na administração pública”.

Marcelo Zero ressalta que isso já vem sendo feito, lembrando que “o fortalecimento e a crescente independência de instituições como a Polícia Federal, a CGU, o Ministério Público e as procuradorias, bem como a instituição do Portal da Transparência e a promulgação da Lei de Acesso à Informação, criaram uma nova situação, na qual se torna impossível engavetar qualquer processo ou varrer qualquer suspeita para debaixo do tapete, como se fazia até um passado recente”

Para ele “passou da hora das forças políticas responsáveis baixarem a bola da disputa política sem limites e sem freios”, alertando que “ou todos jogamos o jogo da democracia e do respeito mútuo ou vamos, todos nós, perder o jogo do desenvolvimento econômico e social e as grandes e inegáveis conquistas que fizemos nos últimos anos”.