Aos companheiros da Bacia de Campos

Se aproxima mais um momento histórico para a categoria petroleira. É a hora de mostrar que os trabalhadores não brincam na defesa dos seus direitos e na luta pela sua valorização. O Sindipetro-NF, nestes instantes que antecedem ao movimento de Greve, que começa à 0h desta segunda, 23, reforça com os companheiros as seguintes orientações, informações e avaliações:

1 – A categoria precisa mostrar que tem brio, que não aceita o jogo sujo do corte de telefones e de acesso à internet, contrariando a lei e desrespeitando a livre organização dos trabalhadores. Petroleiro não é bicho para ser tratado como se estivesse em uma jaula, onde tratadores podem escolher onde ele fica, como fica, com quem tem contato. A Petrobrás, nos últimos dias, tem colocado à prova toda a resistência da dignidade humana, e é preciso reagir. Se os trabalhadores não enfrentarem agora este tipo de atitude da empresa, terão que abaixar a cabeça eternamente para os seus desmandos autoritários. A greve é um direito e, em greve, são os trabalhadores que devem ter o controle da situação.

2 – A Greve é de ocupação. Isso significa dizer que os grupos grevistas não vão entregar a plataforma ao grupo de pelegos. Desta vez, o objetivo é controlar a produção. A justificativa para isso foi dada pela própria Petrobrás, quando, na greve de julho de 2008, embarcou grupos de pelegos e gerentes que puseram em risco as unidades, os trabalhadores a bordo, o meio ambiente, e os equipamentos. Cabe aos trabalhadores, agora, zelar por todos estes aspectos, ficando em seus postos de trabalho. Para o sindicato, entregar a unidade para a equipe de contingência é o mesmo que não fazer a greve. É preciso resistir e enfrentar os pelegos a bordo.

3 – A opção dos trabalhadores, ao não aprovar a ocupação dos helipontos, foi justamente a de enfrentar os pelegos da contingência a bordo. E é isso que será feito se a empresa insistir em reunir gente em folga, gerentes despreparados, e todos os demais tipos que se prestam a fazer este serviço sujo, para embarcar nas plataformas. Na unidade, não serão recebidos com flores, e não tomarão o controle da produção. Encontrarão petroleiros mobilizados, que honram o macacão que vestem e se orgulham da empresa que ergueram e da sua história de luta e resistência, a ponto de não permitirem que uma gestão autoritária coloque a própria companhia em risco.

4 – A Petrobrás entrou ontem com pedido de interdito proibitório na Justiça para buscar desembarcar trabalhadores grevistas. A Justiça não concedeu, entendendo que é direito dos trabalhadores permanecerem pacificamente em seu local de trabalho durante a Greve. A empresa foi proibida, portanto, de desembarcar os grevistas. A íntegra da decisão está disponível no site do Sindipetro-NF.

5 – Quem informa a categoria é o sindicato. Isso é fundamental para unificar a luta e combater o jogo de contra-informações da empresa. A videoconferência feita pela companhia na última sexta-feira, por exemplo, foi um vergonhoso festival de mentiras que precisam ser rechaçados com veemência pela categoria.

6 – Em razão do jogo sujo da Petrobrás, que cortou telefones e a internet dos trabalhadores (mas não as dos gerentes), o sindicato pode encontrar alguma dificuldade na comunicação com os companheiros. É muito importante que todos contribuam na multiplicação da comunicação vinda da entidade e, sempre que possível, ligar para os diretores e para a web rádio (mms:\\wms1.netpoint.com.br/sindipetronf) que está no ar especialmente para o contato com os trabalhadores. Os telefones são os seguintes: 90xx22 27310203 (Web Rádio), 90xx22 27351530 (Plantão dos diretores na sede Campos), 8123-1866 (Valdick), 8123-1871 (Armando), 8123-1873 (Cláudio), 8123-1874 (Vitor), 8123-1875 (José Maria), 8123-1876 (Júlio Máximo), 8123-1878 (Breda), 8123-1879 (Wilson), 8123-1882 (Thiago), 8123-1884 (Marcelo Abrahão), 8123-1886 (Vicente) e 8115-1126 (Valter).

Saudações sindicais
Diretoria Executiva do Sindipetro-NF