Aos companheiros da Bacia de Campos

Em resposta a comunicados da Petrobrás sobre o Dia de Desembarque, formais e em contatos com os empregados através dos seus gerentes, o Sindipetro-NF esclarece à categoria que:

1 – Não pode a empresa ter sido “surpreendida com a notícia da rejeição da proposta e a indicação de realização de um movimento”, já que documento do sindicato, datado de 18/04/2008, comunicou a empresa que o sindicato indicaria “aos trabalhadores das plataformas marítimas (…) que não trabalhem a partir das 24 horas do décimo quarto dia de cada embarque”, considerando que esta “não apresentou alternativa à proposta rejeitada em seminário pela categoria”.

2 – Os resultados das Assembléias são divulgados no site do Sindipetro-NF e em boletins especiais, de ampla acessibilidade para a empresa — conforme prática estabelecida há anos e de pleno conhecimento da companhia.

3 – Dizer-se surpreendido com a rejeição é ater-se a um trâmite burocrático de interesse menor, típico de quem não quer enfrentar a questão de fato relevante, que é a de construir uma proposta sobre o Dia de Desembarque que atenda aos trabalhadores.

4 – O sindicato também entende que a mais recente proposta da Petrobrás mantém a diferenciação entre trabalhadores, de modo contrário ao defendido pela categoria, que quer uma proposta que contemple a todos com um mesmo critério.

5 – O sindicato continua disponível para reuniões de negociações, mas não carece de explicações acerca da proposta já apresentada e rejeitada pela categoria. A entidade, assim como os trabalhadores da Bacia de Campos, quer uma nova proposta que promova justiça em relação do Dia de Desembarque.

Diretoria Executiva do Sindipetro – NF

Macaé, 07 de Maio de 2008